Começa reforma da Escolástica Rosa em Santos

Os trabalhadores iniciaram os reparos nas salas dos fundos do prédio, espaços com estruturas da unidade em estado mais crítico

Comentar
Compartilhar
26 MAI 2017Por Da Reportagem10h30
As reformas começaram após a vistoria do deputado estadual Cássio Navarro (PMDB), que vem acompanhando de perto a recuparação do ímóvel da Ponta da PraiaFoto: Matheus Tagé/DL

A Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Santos já iniciou as obras de recuperação do prédio da Escola Técnica Estadual (Etec) Escolástica Rosa, localizada próxima à Avenida Coronel Joaquim Montenegro (Canal 6), na Ponta de Praia.

A informação foi repassada ontem pelo deputado estadual Cássio Navarro (PMDB), que vinha acompanhando de perto os trâmites para reverter o estado de abandono a qual o imóvel estava submetido.  

A empresa responsável pelos serviços informou que os reparos começaram logo após a vistoria do deputado.

Mencionou ainda que os trabalhadores iniciaram os reparos nas salas dos fundos do prédio, espaços com estruturas em estado mais crítico. Na primeira fase das obras está prevista a troca de parte do telhado, por questões de segurança.

No início da semana, Cássio Navarro enviou sua assessoria para registrar o andamento da reforma e está programando uma visita pessoalmente ao local.

O deputado reitera que continuará fiscalizando de perto o andamento da reforma, pois sabe da importância histórica do prédio.

Negligência

Conforme publicado pelo Diário no último dia 6, a negligência com um prédio tombado vai custar cerca de R$ 2 milhões (R$ 1.998.000,00). Navarro esteve pessoalmente visitando o imóvel, acompanhado do vereador Rui de Rosis (mesmo partido) e constatou o que anos de esquecimento e falta de manutenção puderam causar.

Boa parte do telhado do prédio corre risco de desabamento. Na fachada, os beirais do telhado encontram-se quebrados, as grades do muro estão completamente corroídas, o corredor que dá acesso ao pátio possui várias infiltrações, a pintura está descascada com mofo e as ferragens estão completamente enferrujadas e tetos das classes estão comprometidos.

Os prédios anexos também estão deploráveis. Navarro ficou de, junto ao Estado, buscar recursos para melhorar a situação da unidade.

É importante lembrar que a Etec Dona Escolástica Rosa oferece cursos em Administração, Nutrição e Dietética, Logística, Metalurgia, Portos e Segurança do Trabalho.