10 de Outubro de 2024 • 04:11
Cotidiano
Quando crônico e mal gerenciado, pode contribuir para o surgimento de doenças como a ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares e a obesidade
O Brasil ocupa o ranking mundial de estresse / Pexels
O Dia Mundial do Combate ao Estresse é celebrado na próxima segunda-feira (23). O objetivo da data é promover a conscientização sobre o tema. Embora não seja considerada uma patologia, o estresse pode desencadear ou agravar uma série de problemas de saúde físico e mental.
Quando crônico e mal gerenciado, pode contribuir para o surgimento de doenças como a ansiedade, depressão, doenças cardiovasculares e a obesidade.
O Brasil ocupa o ranking mundial de estresse. A pesquisa ‘World Mental Health Day 2023’, realizada pela Ipsos em 31 países, revela que 76% dos brasileiros sentem que o estresse tem um impacto significativo em suas vidas, um índice maior do que a média global de 62%. Além disso, um estudo da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ mostra que 48% dos brasileiros adultos terão obesidade até 2044.
Segundo o médico clínico geral Dr. Marcelo Bechara, esses problemas estão interligados, uma vez que a compulsão alimentar é um dos principais hábitos associados ao estresse. “Quanto maior for o quadro, maior será a produção do hormônio cortisol, que pode aumentar a busca por alimentos e desencadear a compulsão alimentar, gerando o sobrepeso. O cortisol elevado aumenta o nível de glicose no sangue, contribuindo para o ganho de peso e, a longo prazo, a obesidade”, explica Bechara.
O cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, é o responsável por liberar energia, regular a pressão arterial e o humor, além de controlar os níveis de açúcar no corpo.
Apesar de sua função natural, o estresse intenso e constante pode ser prejudicial. Sinais de descontrole comportamental, como se alimentar durante a raiva e a frustração, comer sem sentir fome e associar a uma sensação de prazer, podem levar à compulsão alimentar e à obesidade.
Para aliviar o estresse e melhorar a sensação de bem-estar, o Dr. Bechara sugere algumas práticas: “ É possível evitar o estresse e seus efeitos nocivos como a obesidade, adotando hábitos saudáveis. Praticar atividades físicas regularmente, manter uma alimentação balanceada , dormir bem e reservar momentos para o lazer e o relaxamento são estratégias simples para controlar o estresse e prevenir problemas de saúde”, conclui.
Cotidiano
Cidade do litoral de SP recebe festival de cinema feito por mulheres
Festival Ilhabela Sevens de Rugby acontece neste fim de semana no Litoral de SP
Cidade do litoral de SP tem festival em homenagem aos 116 anos da imigração japonesa
Diário Mais
As chances são mínimas, porém, não são zeradas, como muitos, sem conhecimento, defendem
Diário Mais
Com um peso impressionante de 1 kg, o lanche já pode ser encontrado na Praça Barão do Rio Branco, em São Vicente