X

Cotidiano

Com tempo seco, queimadas aumentam 45% em São Paulo

De acordo com o monitoramento por satélites realizado pelo Inpe, de 1º de janeiro à manhã desta terça-feira, 8, foram registrados 316 focos de incêndios

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 08/04/2014 às 18:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A falta de chuvas que ameaça de colapso o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo também fez aumentar em 45% o número de queimadas no início deste ano no Estado, em relação ao ano passado. De acordo com o monitoramento por satélites realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de 1º de janeiro à manhã desta terça-feira, 8, foram registrados 316 focos de incêndios em todo o Estado de São Paulo. Em 2013, no mesmo período, ocorreram 217 queimadas. O número de ocorrências no primeiro trimestre de 2014 é o maior dos últimos cinco anos.

A estiagem atípica antecipou o período de queimadas no interior do Estado, que normalmente coincide com o fim do ciclo de chuvas e a entrada do inverno. O calor e a baixa umidade do ar têm contribuído para a propagação do fogo. Nesta terça-feira, uma queimada destruiu cerca de oito mil metros quadrados da área verde de um loteamento no entorno do Parque Municipal Chico Mendes, em Sorocaba. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Patrulha Verde da prefeitura trabalharam cinco horas no combate às chamas O fogo chegou a atingir o parque. Uma máquina de terraplenagem foi usada para impedir que as chamas se alastrassem pela unidade de conservação municipal.

A falta de chuvas também fez aumentar em 45% o número de queimadas  (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Emergenciais

Estado diz que investiu R$ 2,2 milhões em obras no Escolástica Rosa

O conjunto arquitetônico formado por salas de aula, orfanato, capela e oficinas profissionalizantes foi inaugurado em 1908

RUÍNAS

Restauração do Escolástica Rosa começa no 'fim do mês', diz Nupec

Patrimônio histórico tombado foi inaugurado em 1908 à beira-mar e formou gerações de santistas, mas está abandonado, tomado pelo mato e em ruínas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter