A seleção oferece 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo na área de Auditoria de Tecnologia da Informação / Divulgação
Continua depois da publicidade
Já estão abertas as inscrições para o concurso do Tribunal de Contas da União (TCU), a partir desta quinta-feira (30), pelo portal do Cebraspe, banca organizadora. O prazo segue até 18h do dia 3 de dezembro, e a participação será confirmada mediante pagamento da taxa de R$ 120.
O edital prevê isenção da taxa para inscritos no CadÚnico pertencentes a famílias de baixa renda e para doadores de medula óssea. Os pedidos devem ser feitos até 10 de novembro, também pelo site da banca.
Continua depois da publicidade
A seleção oferece 20 vagas para o cargo de auditor federal de controle externo na área de Auditoria de Tecnologia da Informação. Para concorrer, é necessário possuir nível superior completo em qualquer área, com diploma reconhecido pelo MEC. O cargo tem jornada de 40 horas semanais e remuneração inicial de R$ 26.159,01.
O processo seletivo contará com provas objetiva e discursiva, ambas eliminatórias e classificatórias, aplicadas em 22 de fevereiro de 2026, em Brasília (DF).
Continua depois da publicidade
A prova objetiva terá 200 questões do tipo certo ou errado, sendo 100 de Conhecimentos Básicos e 100 de Conhecimentos Específicos, valendo um ponto cada.
Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Raciocínio Analítico; Controle Externo; Administração Pública; Direito Constitucional; Direito Administrativo; Auditoria Governamental.
Conhecimentos Específicos: Infraestrutura de TI; Engenharia de Dados; Engenharia de Software; Segurança da Informação; Computação em Nuvem; Inteligência Artificial; Contratações de TI; Gestão de TI.
Continua depois da publicidade
A prova discursiva terá três questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, valendo 10 pontos cada, além de uma peça técnica no valor de 30 pontos.
Terão a discursiva corrigida os candidatos que atingirem mínimo de 20 pontos em Conhecimentos Básicos, 30 pontos em Específicos e 60 pontos no total, além de ficarem entre os 80 primeiros de cada categoria: ampla concorrência, pessoas com deficiência, pretos ou pardos, indígenas e quilombolas.
Será aprovado na etapa discursiva quem alcançar mínimo de 30 pontos. Os classificados ainda participarão de um programa de formação, de caráter eliminatório, realizado em Brasília e conduzido pelo próprio TCU.
Continua depois da publicidade
Ao oferecer vagas em uma área estratégica e salário atrativo, o concurso se destaca como uma das principais oportunidades federais para profissionais com formação superior e perfil voltado à tecnologia e fiscalização pública.