Cotidiano

Com queixas em alta, gigantes do e-commerce viram alvo do Procon antes da Black Friday

As gigantes do e-commerce Amazon e Mercado Livre aparecem no topo do ranking de queixas relacionadas à Black Friday registradas no portal do Procon-SP

Ana Clara Durazzo

Publicado em 27/11/2025 às 12:30

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O tipo de problema mais relatado pelos consumidores é a falta ou atraso na entrega, com 472 registros / ImageFX

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As gigantes do e-commerce Amazon e Mercado Livre aparecem no topo do ranking de queixas relacionadas à Black Friday registradas no portal do Procon-SP, segundo levantamento parcial divulgado nesta quarta-feira (26).

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A data oficial da promoção ocorre na sexta-feira (28), mas as reclamações já ultrapassam 1.500 registros, número que deve aumentar até o fim do período promocional.

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Até o momento, foram contabilizadas 1.508 queixas, das quais 110 envolvem a Amazon e 95 o Mercado Livre. Na sequência aparecem Magazine Luiza, Netshoes, Época Cosméticos, Magalupay e Hub Fintech.

Atrasos, cancelamentos e propaganda enganosa lideram as reclamações

O tipo de problema mais relatado pelos consumidores é a falta ou atraso na entrega, com 472 registros. Logo depois aparecem:

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Cancelamento após a finalização da compra

Entrega de produtos diferentes do pedido ou com danos

Alterações em descontos anunciados

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Casos de publicidade enganosa

O Procon-SP reforça que a classificação das queixas é feita pelos próprios consumidores no momento do preenchimento do formulário.

Como registrar uma reclamação

Quem se sentir prejudicado durante a Black Friday pode registrar uma queixa de forma simples e digital:

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Onde reclamar

Procon-SP Digital (site oficial)

Procons municipais espalhados pelo estado

Na plataforma on-line, o consumidor pode selecionar o tipo de problema e anexar documentos que comprovem a irregularidade, como prints da oferta, e-mails de confirmação ou comprovantes de compra.

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A Black Friday oficialmente ocorre nesta sexta-feira (28), e a expectativa é de que os números de reclamações aumentem conforme o volume de vendas cresce. O Procon-SP recomenda que compradores fiquem atentos a preços, prazos e às condições reais da oferta para evitar problemas.

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