pesquisadores conseguiram definir duas idades específicas que indicam que o corpo está envelhecendo seriamente. / Reprodução/Unplash
Continua depois da publicidade
Com que idade começamos a envelhecer? Foi com essa questão que pesquisadores nos Estados Unidos, desenvolveram um estudo em larga escala, para chegar a uma resposta mais precisa. Para os pesquisadores, uma das dificuldades é definir uma generalidade ou tendência média.
Como o envelhecimento não é um processo linear, cada pessoa envelhece de forma diferente e em momentos diferentes. Para tentar chegar a uma resposta, os cientistas acompanharam pessoas entre 25 e 75 anos ao longo de vários anos. Em intervalos regulares, foram coletadas amostras de sangue, pele, cavidade oral, nariz e fezes.
Continua depois da publicidade
Foram analisadas milhares de moléculas e microrganismos presentes no corpo humano, que influenciam o sistema imunológico, a saúde cardiovascular, a função renal e a estrutura da pele e dos músculos.
Leia também, Sede invisível, por que os idosos correm mais risco de desidratação
Continua depois da publicidade
Ao avaliar os resultados, os pesquisadores conseguiram definir duas idades específicas que indicam que o corpo está envelhecendo seriamente. De acordo com suas descobertas, o envelhecimento biológico acelera entre as idades de 44 e 60 anos.
A partir dos 44 anos, as mudanças afetam principalmente os parâmetros envolvidos no metabolismo da cafeína, do álcool e das gorduras. Isso pode explicar certos problemas digestivos, bem como o aumento do colesterol e o ganho de peso nessa idade. A partir dessa idade, também surgem rugas, correspondendo a uma mudança mais rápida no tecido conjuntivo.
Aos 60 anos, ocorrem mudanças no sistema imunológico e na função renal. Isso pode explicar por que o risco de infecções, câncer, problemas renais e doenças cardiovasculares aumenta a partir dessa idade. A capacidade de metabolizar açúcares também diminui, aumentando o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Continua depois da publicidade
Embora não possamos impedir o processo natural de envelhecimento, existem algumas dicas que podem ajudar a limitar esses momentos de "aparência envelhecida".
Isso envolve principalmente a adoção de hábitos saudáveis, como parar de fumar, consumir menos álcool, manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios e dormir o suficiente. Todos esses fatores ajudam você a se manter jovem e saudável por mais tempo. Confira algumas dicas na Galeria:
Continua depois da publicidade