Cotidiano

Com quase 1 milhão de atendimentos, Instituto Visão do Bem completa 9 anos

Iniciativa social do Hospital Visão Laser é certificada pelo Ministério da Saúde e pela ONA por ampliar o acesso à saúde ocular e ajudar a reduzir filas de espera

Gabriel Fernandes

Publicado em 06/08/2025 às 17:33

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Estrutura atual permite aproximadamente 300 consultas e 600 exames por dia / Rodrigo Francisco/Visão do Bem

Continua depois da publicidade

Criado em julho de 2016, o Instituto Visão do Bem comemora nove anos com um marco relevante para a saúde pública da Baixada Santista: quase 1 milhão de atendimentos oftalmológicos gratuitos e via SUS realizados para moradores da região. Somente em 2024, foram 95.875 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias — todos lançados diretamente no sistema do Ministério da Saúde.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com a missão de ampliar o acesso à saúde ocular de excelência para quem enfrenta dificuldades financeiras ou demora no atendimento público, o Instituto atua de forma articulada com o poder público, por meio de 21 entidades filantrópicas conveniadas, além de convênios diretos com as prefeituras de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cachorro com olho esbranquiçado: o que isso significa e como cuidar da visão?

• Pele de peixe queridinho do Brasil pode salvar a visão de cãezinhos

A estrutura atual permite aproximadamente 300 consultas e 600 exames por dia, além de até 200 cirurgias eletivas mensais. Nesses municípios, os pacientes são encaminhados pelas instituições locais ou pelas unidades de saúde pública (como policlínicas, UBSs e USAFAs). Moradores de outras cidades da Baixada devem solicitar o encaminhamento diretamente à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade.

O Instituto possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), concedido pelo Ministério da Saúde, por sua atuação junto ao SUS e seu papel na redução de filas de espera por atendimento oftalmológico na região.

Continua depois da publicidade

Em fevereiro de 2025, o Instituto também conquistou a Certificação Nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA), que reconhece a qualidade da prestação de serviços assistenciais voltados aos pacientes.

A conquista foi precedida por uma avaliação diagnóstica e a implementação de melhorias estruturais e operacionais. Ainda neste ano, uma nova auditoria será realizada para garantir a manutenção da certificação.
Impacto regional

O impacto do Instituto pode ser medido por indicadores concretos. Em Guarujá, por exemplo, houve um aumento de 100% nos atendimentos oftalmológicos no primeiro semestre de 2023, seguido por um salto de 320% nos procedimentos realizados nos meses seguintes. Já em Santos, o convênio firmado em 2022 permitiu mais de 50 atendimentos oftalmológicos no primeiro dia de operação, ampliando significativamente a assistência no município desde então.

Continua depois da publicidade

“Nosso propósito sempre foi claro: oferecer o que há de melhor em saúde ocular para quem mais precisa, com a mesma qualidade que oferecemos em nosso hospital privado”, afirma o oftalmologista Luiz Roberto

Colombo Barboza, fundador do Instituto e diretor clínico da Visão Laser. “Este projeto também é uma forma de retribuir tudo o que a medicina nos proporcionou. Atender gratuitamente quem precisa é o que dá sentido à nossa trajetória.”

Um legado familiar a serviço da comunidade

A criação do Instituto é fruto de um legado familiar com três gerações de médicos oftalmologistas. Filho e neto de médicos, Luiz Roberto repassou a paixão e o conhecimento aos filhos, Guilherme Colombo Novoa Barboza e Marcello Colombo, que também atuam nas ações do Instituto.

Continua depois da publicidade

“O cuidado com a visão devolve autonomia, qualidade de vida e dignidade. Temos relatos comoventes de pacientes que voltaram a enxergar após anos de espera por uma cirurgia”, conta Guilherme. Marcello complementa: “É um atendimento técnico, mas também profundamente humano. Nos orgulhamos muito do trabalho feito, pois é um modelo que existem poucos no Brasil.”

Como obter atendimento?

Moradores de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá
Devem procurar a rede pública local (policlínicas, USAFAs, UBSs) ou uma das 21 entidades conveniadas ao Instituto Visão do Bem para mais informações.

Moradores de outros municípios

Devem buscar orientação junto à Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, informando o interesse em ser atendido via parceria com o Instituto.

Continua depois da publicidade

Mais informações: https://institutovisaodobem.com.br
 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software