Cotidiano
Em suma, o município da região metropolitana de São Paulo subiu seis posições no ranking elaborado pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades Brasil (IDSC-BR)
A pesquisa analisa cerca de 5.570 cidades de todas as regiões do país e avalia, em média, 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU) / Divulgação
Continua depois da publicidade
A cidade de São Caetano do Sul é a segunda mais sustentável de todo o Brasil. O sucesso é tanto que até países da Europa têm inveja do local.
Em suma, o município da região metropolitana de São Paulo subiu seis posições no ranking elaborado pelo Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil (IDSC-BR).
Continua depois da publicidade
A pesquisa analisa cerca de 5.570 cidades de todas as regiões do país e avalia, em média, 17 objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU), como saúde e educação.
A organização do ranking leva em conta dados atualizados de fontes públicas.
Uma média geral é computada para elaborar um ranking preciso.
São Caetano saltou de 63,4 em 2024 para 65,6 neste ano.
De forma geral, o município conseguiu o mais alto nível em quatro tópicos: água potável e saneamento; energias renováveis e acessíveis; ação climática; e proteção à vida marinha.
O canal "São Paulo Vibes" ajuda a compreender a paz que a cidade oferece. Confira:
Continua depois da publicidade
São Caetano do Sul oferece muita qualidade de vida em seu território, o que chama atenção também do turismo nacional.
O bairro Barcelona é famoso pelas moradias com bom histórico e valores em conta.
Já o Centro, reflexo do modo de ser de cada cidade, reúne o lado cultural com oportunidades de emprego de bom rendimento e um comércio bastante ativo.
O bairro Barcelona também se destaca pelas opções de moradias com valores acessíveis.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade conta com 161 mil habitantes.
O lado econômico do município é marcado pela forte presença da indústria. Em seu território, São Caetano do Sul abriga fábricas dos setores automobilístico, metalúrgico e de segurança.
Continua depois da publicidade
Assim como o Diário do Litoral já noticiou, São Caetano do Sul foi eleita a cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a cidade alcança a marca de 0,862.
A fama de boa qualidade de vida é tão alta que o município ganhou a reputação de ser o lugar “onde tudo dá certo”.
Partindo de São Paulo, a capital dos paulistas, uma das formas mais ágeis de chegar a São Caetano do Sul é de carro ou por aplicativo de transporte.
O trajeto dura cerca de 30 a 40 minutos pelas rodovias Anchieta ou Imigrantes, dependendo do trânsito.
Continua depois da publicidade
Além disso, também é possível utilizar ônibus intermunicipais que saem da capital e levam cerca de 1 hora para chegar, com várias opções e preços acessíveis.