Cotidiano

Com produção anual de 1.749 toneladas, Capital da Jabuticaba busca reconhecimento mundial

Com cerca de 30 mil habitantes espalhados por pouco mais de 800 km², o município se destaca pela expressiva produção da fruta

Igor de Paiva

Publicado em 21/10/2025 às 22:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A proposta, aprovada pelos vereadores, também incorporou a cor do brasão municipal, fortalecendo a identidade local / Pexels

Continua depois da publicidade

Localizada no interior de São Paulo, a cidade de Casa Branca é reconhecida nacionalmente como a Capital da Jabuticaba. Com cerca de 30 mil habitantes espalhados por pouco mais de 800 km², o município se destaca pela expressiva produção da fruta.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a safra estadual de jabuticaba em 2022 chegou a 3.247 toneladas, sendo que Casa Branca respondeu por impressionantes 49,52% desse total.

Além da jabuticaba, a cidade também se sobressai na produção de laranja e batatas, reforçando sua tradição agrícola.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Capital da melancia produz 220 mil toneladas, 16 por morador, e tem pilar econômico sólido

• Capital das pedras fica no interior e vira 'shopping' para quem quer comprar itens de luxo

• Capital do Ovo: cidade do interior impressiona com produção diária de 14 milhões de ovos

A ligação entre Casa Branca e a jabuticaba se tornou ainda mais forte em 2019, quando a jabuticabeira foi oficializada como símbolo da cidade.

A proposta, aprovada pelos vereadores, também incorporou a cor do brasão municipal, fortalecendo a identidade local.

Hoje, é comum encontrar mudas da árvore nos quintais das casas, e o turismo rural tem ganhado destaque, com visitantes interessados em conhecer a produção da fruta.

O próximo passo para consolidar a cultura da jabuticaba em Casa Branca será a obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Pesquisadores do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) estão desenvolvendo o trabalho acadêmico para o registro.

Continua depois da publicidade

O interior brasileiro é lar de inúmeros locais icônicos. Conheça também a Capital da Uva Niágara: popular cidade do interior produz 30% do mercado da fruta,

Com o selo, a cidade passará a ser reconhecida nacionalmente pelas características naturais exclusivas que diferenciam a jabuticaba produzida em Casa Branca da fruta cultivada em outras regiões do Brasil.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software