As obras da CCR RioSP na Via Dutra estão na fase final e devem ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025 / Divulgação
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As obras da CCR RioSP na Via Dutra estão na fase final e devem ser finalizadas no primeiro trimestre de 2025. Os primeiros pontos de cobrança de pedágio no sistema free flow também já foram instalados, que passarão a funcionar assim que as pistas estiverem liberadas.
A pista expressa da Dutra passará a cobrar pedágio entre Guarulhos e São Paulo.
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O free flow é um sistema de cobrança em rodovias sem a necessidade de pedágio físico. O cliente passa por um sistema de identificação e ali os sensores já registram data e hora da passagem, além de todas as características do veículo necessárias para a cobrança. Os carros que possuem tags ou adesivos de pagamento, como Sem Parar, recebem a cobrança automaticamente.
Já para os veículos que não possuem essa tecnologia, o free flow identifica a placa e gera a tarifa em cerca de 48 horas. Com a cobrança gerada, o motorista tem até 15 dias corridos, a partir da data da passagem, para entrar em contato com a concessionária e efetuar o pagamento.
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Quem não pagar dentro do prazo sofre uma multa por evasão de pedágio, considerada uma infração grave de trânsito, com penalidade de R$ 195,23 e adição de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O valor do pedágio da Dutra em Guarulhos ainda não foi informado, mas o custo deve ser variar entre R$ 1,40. O preço total dependerá do valor que a empresa cobra por quilômetro no pedágio físico existente em Arujá, algo na casa dos R$ 0,15 por quilômetro atualmente.
Segundo a concessionária, o motorista saberá o valor no momento que entrar na pista expressa.
Atualmente, a Dutra está com obras em andamento, com um custo de cerca de R$ 1,4 bilhão. Serão construídas novas pistas marginais, ampliação das pistas expressas, além de novos viadutos na região da Hélio Smidt, Fernão Dias e Tatuapé.
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Pelo contrato de concessão, a cobrança de pedágio por meio do sistema free flow na pista expressa só pode começar a acontecer depois que todas as obras estiverem prontas.
No trecho entre Guarulhos e São Paulo, também serão instaladas 27 câmeras de monitoramento (CFTV), além de 203 câmeras de detecção automática de incidentes (DAI).