Cotidiano

Com mais de 3 mil câmeras, cidade no litoral de SP amplia monitoramento urbano

No total, são 3.006 equipamentos que, só em 2025, auxiliaram em 1.157 ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Polícia Militar

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/07/2025 às 08:30

Atualizado em 22/07/2025 às 10:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Desde maio de 2024, cerca de 1.240 novos dispositivos foram instalados nos mais diversos bairros da cidade, dentro do contrato que prevê 1.500 câmeras / Raimundo Rosa/PMS

Continua depois da publicidade

Na última semana, a cidade de Santos alcançou a marca de 3 mil câmeras conectadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), com novas instalações nos bairros do Embaré, Centro Histórico e Aparecida. No total, são 3.006 equipamentos que, só em 2025, auxiliaram em 1.157 ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com a Polícia Militar.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Desde maio de 2024, cerca de 1.240 novos dispositivos foram instalados nos mais diversos bairros da cidade, dentro do contrato que prevê 1.500 câmeras. À época, o CCO contava com 1.760 unidades ativas. A expansão contemplou áreas estratégicas da cidade, incluindo espaços públicos como escolas, unidades de saúde, parques e cemitérios.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Sistema de câmeras de Praia Grande ajuda na prisão de 26 foragidos da Justiça

• Santos amplia acesso a câmeras ao vivo e já permite ver 420 pontos da cidade

• Cidade no litoral de SP tem 100% das escolas monitoradas por câmeras

As principais vias com grande circulação, como as avenidas Conselheiro Nébias, Ana Costa, Afonso Pena, Francisco Glicério e Nossa Senhora de Fátima, passaram por modernização.

A área continental também recebeu reforço no bairro Caruara. A expectativa é de que até o fim do ano a cidade conte com mais de 3.200 câmeras em operação.

Continua depois da publicidade

Tecnologia a serviço do cidadão

O CCO também integra sistemas inteligentes de videomonitoramento, como o IVA (análise de vídeo automatizada), que identifica movimentações em horários e locais proibidos, recurso importante para prevenir invasões em escolas e unidades de saúde.

Já as câmeras com tecnologia OCR (leitura automática de placas) estão posicionadas nos acessos principais e vias de grande fluxo. Essas imagens, armazenadas por até 30 dias, são utilizadas em investigações e atendem a solicitações das polícias Civil, Federal e do Poder Judiciário. Mensalmente, entre 15 e 30 pedidos de acesso às gravações são encaminhados por essas instituições.

As imagens em tempo real também alimentam plataformas de segurança como o Muralha Paulista (Governo do Estado) e o sistema Córtex (Ministério da Justiça), promovendo a integração entre as esferas de segurança pública.

Continua depois da publicidade

 Um dos resultados recentes dessa cooperação foi a prisão de um fisiculturista foragido em Santos após agredir a namorada em São Paulo, identificado por meio das câmeras com OCR e informações do Muralha Paulista.

Investimento recorde

A ampliação do sistema é fruto do maior contrato de tecnologia da história da Prefeitura de Santos, no valor de R$ 35,9 milhões, firmado com a empresa Net Telecom após licitação pública. Os recursos são provenientes de financiamento internacional junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), no âmbito do programa “Santos Mais”, voltado à inovação, acessibilidade, sustentabilidade e macrodrenagem.

O CCO funciona no embasamento do Paço Municipal e foi inaugurado em 11 de setembro de 2020. A operação conta com 110 profissionais em regime de plantão, reunindo equipes da GCM, Defesa Civil, Ouvidoria, Urgência Urbana, CET, Samu, Polícia Militar e Guarda Portuária, sob coordenação da Secretaria de Governo.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software