Cotidiano

Com fim do defeso, pesca do camarão é autorizada no litoral de SP

O defeso é o período anual de proibição da pesca de algumas espécies de camarão com o objetivo de proteger sua reprodução e garantir a sustentabilidade da pesca

Ana Clara Durazzo

Publicado em 01/05/2025 às 11:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A pesca de arrasto com tração motorizada das espécies camarão rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça está liberada / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A pesca de camarão será retomada no litoral de São Paulo a partir desta quinta-feira (1), com o fim do período do defeso.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conforme estabelece a Portaria SAP/MAPA nº 656, a pesca de arrasto com tração motorizada das espécies camarão rosa, sete-barbas, branco, santana ou vermelho e barba-ruça está liberada.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Quase todo o camarão pescado no litoral está contaminado, segundo estudo

• Confira 5 festivais de camarão que você precisa conhecer em SP

• Período de defeso de camarão começa na próxima semana; veja o que muda

Defeso

O defeso é o período anual de proibição da pesca de algumas espécies de camarão com o objetivo de proteger sua reprodução e garantir a sustentabilidade da pesca.

A medida é fundamental para garantir a sustentabilidade da atividade pesqueira, protegendo a reprodução das espécies e preservando o equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Continua depois da publicidade

Durante esse período, os pescadores profissionais artesanais têm acesso ao Seguro-Defeso, benefício assegurado pela Previdência Social, como forma de apoio à renda.

A pesca do camarão desempenha um papel estratégico na economia de Ubatuba, gerando emprego e renda para centenas de famílias. Desde a captura até o processamento e comercialização, o camarão passa por etapas manuais que asseguram a qualidade do produto que chega à mesa da população.

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software