X

Cotidiano

Com El Niño, monções devem ficar abaixo da média

O anúncio foi feito antes da divulgação da primeira perspectiva do governo para o período, o que acontecer na próxima quinta-feira (24)

Publicado em 23/04/2014 às 14:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Grande parte das lavouras da Índia deve receber chuvas abaixo da média durante a temporada de monções, entre maio e setembro, segundo previsão de especialistas do Fórum de Perspectivas Climáticas do Sul da Ásia, divulgada nesta quarta-feira.

De acordo com meteorologistas, há uma forte possibilidade do El Niño exercer impacto negativo sobre o clima na região, já que o fenômeno provoca o deslocamento de ventos úmidos durante o período de monções. Se confirmada a previsão, a produção de alimentos do país será prejudicada e a Índia pode voltar a registrar altos níveis de inflação, situação que já levou o banco central a elevar suas taxas de juros.

"Há um forte consenso entre os especialistas sobre a possibilidade de evolução de um evento El Niño durante a estação das monções de verão", disse o grupo em comunicado publicado no site do Departamento Meteorológico da Índia. "No entanto, há incerteza sobre a intensidade do fenômeno", acrescentou.

O anúncio foi feito antes da divulgação da primeira perspectiva do governo para o período, o que acontecer na próxima quinta-feira (24). Durante a última temporada de monções, a Índia recebeu chuvas acima dos níveis médios. Este período responde por 70% das precipitações anuais da Índia, onde a maioria dos agricultores depende de irrigação.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter