Cotidiano

Com disputa bilionária prevista, leilão do túnel Santos-Guarujá é adiado

A mudança foi feita em conjunto com o Governo de São Paulo e busca ampliar a concorrência no leilão

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/05/2025 às 09:46

Atualizado em 22/05/2025 às 09:46

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A nova data do processo será cinco semanas depois, no dia 5 de setembro / Divulgação

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Nesta quarta-feira (21), foi anunciado que o leilão do túnel Santos-Guarujá será adiado para agosto. A nova data do processo será cinco semanas depois, no dia 5 de setembro.

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A mudança foi feita em conjunto com o Governo de São Paulo e busca ampliar a concorrência no leilão.

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O Ministério de Portos e Aeroportos informou que identificou oportunidades para melhorar o processo licitatório e aumentar a competitividade no leilão.

Disputa

Quatro grupos se preparam para disputar o leilão do túnel Santos-Guarujá. Um deles é formado pela italiana Webuild em parceria com a brasileira Marquise Infraestrutura.

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Outro consórcio reúne a empresa China Communications Construction Company (CCCC) e a portuguesa Mota-Engil, que já manifestaram interesse formal ao governo federal.

A espanhola Acciona, responsável pela Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, ainda avalia a participação.
Já a Odebrecht negocia uma aliança com a EGTC (antiga Queiroz Galvão) e uma terceira empresa, cuja identidade ainda não foi revelada, que ficaria responsável pela estruturação financeira do grupo.

Projeto

O governo federal e o governo de São Paulo formalizaram um convênio para a construção do túnel.  A obra custará R$ 6 bilhões e será custeada pelo governo de São Paulo, a União e o setor privado.

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Com inauguração prevista para 2028, o projeto faz parte do Novo PAC, que é um conjunto de investimentos do governo federal para acelerar o crescimento econômico e a inclusão social.

O túnel fará ligação entre o cais de Outerinhos, no Macuco, em Santos, e o Linhão da Codesp, em Vicente de Carvalho, no Guarujá.

A estrutura terá 1,5 km de extensão, com três faixas de rolamento por sentido, uma passagem do VLT e acesso para pedestres e ciclistas.

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As obras devem gerar nove mil empregos diretos e indiretos. Quando inaugurado, o túnel submerso será o primeiro do Brasil e o maior da América Latina.

 

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