X

Cotidiano

Com critérios rigorosos, Bertioga inicia retomada das atividades econômicas nesta segunda

Plano de Retomada Econômica amplia o funcionamento de atividades não essenciais e está estruturado em cinco fases

Da Reportagem

Publicado em 14/06/2020 às 17:34

Atualizado em 14/06/2020 às 18:22

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Município vem se preparando desde o início do enfrentamento à Covid-19 / DIVULGAÇÃO

Bertioga inicia nesta segunda-feira (15) a retomada da economia e flexibilização de atividades, de forma gradual e responsável, adotando critérios rigorosos para evitar a propagação do novo coronavírus.  O município, assim como a região da Baixada Santista foi reclassificado para a fase laranja do Plano São Paulo, de atenção com eventuais liberações.

A reabertura contempla o comércio; atividades imobiliárias; escritórios; autoescolas; segmento de beleza, estética e tatoo; academias (atividades individuais); atividades ao ar livre; pesca artesanal e comercial; pesca esportiva e locação náutica; marinas; hotéis, pousadas e similares; shopping center, galerias e lojas de departamentos; coleta seletiva e ambulantes ( com protocolos especiais para a abertura).

O Plano de Retomada Econômica amplia o funcionamento de atividades não essenciais e está estruturado em cinco fases. As datas para permissão de reabertura em fases estarão condicionadas ao decreto estadual n 64.881/2020 e decretos municipais vigentes. A mudança de fase dependerá da capacidade de leitos hospitalares para atender à demanda e a evolução dos casos da doença na cidade.

De acordo com o prefeito, o Município vem se preparando desde o início do enfrentamento à Covid-19, realizando diversas ações nas áreas da saúde, educação e assistência social às pessoas atingidas pela pandemia. “As medidas foram essenciais para preservarmos vidas e garantirmos a retomada da economia neste momento, de forma gradual, consciente e responsável. O objetivo é a manutenção dos postos de trabalho, evitando o agravamento de problemas sociais causados pelo fechamento de empresas e desemprego. A prefeitura vem fazendo a parte dela, mas vencer essa pandemia é responsabilidade de todos”.

Medidas de segurança e boas práticas que os estabelecimentos deverão adotar:

* Controle de temperatura – Comércios com mais de 100 m² devem, obrigatoriamente, aferir a temperatura na entrada do estabelecimento, sendo proibida a entrada de pessoas com temperaturas superiores a 37,8 graus (neste caso, o estabelecimento deve orientar que a pessoa procure uma unidade de Saúde mais próxima);
* Uso obrigatório de máscara;
* Sanitização de ambientes – intensificar a limpeza e desinfecção dos estabelecimentos, especialmente em locais com maior circulação de pessoas e manuseio de objetos, como portas, maçanetas, entre outros
* Fornecimento de álcool em gel ou pia com sabonete líquido para lavagem das mãos de funcionários e clientes;
* Proibir aglomeração;
* Respeitar distanciamento entre as pessoas;
* Evitar o uso de itens compartilhados;
* Incentivar que os funcionários trabalhem em horários alternados – para evitar que todos estejam ao mesmo tempo nos estabelecimentos;
* Incentivar o tele trabalho;
* Manter o espaçamento entre assentos (cerca de dois metros) – se houver necessidade de fazer reuniões presenciais, fazê-las em curto período de tempo;
* Impedir que os funcionários doentes trabalhem – se precisar, comunicar as autoridades de saúde municipais;
* Estabelecer rotina para verificações diárias de saúde dos funcionários;
* Monitorar o absenteísmo e ter políticas flexíveis de folga.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Neste começo de semana, PAT de Praia Grande está com vagas de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Santos

UME Irmã Maria Dolores deverá ser entregue em setembro, em Santos

Nova escola do bairro Vila Nova poderá atender 174 alunos, mais que o dobro das 83 vagas do imóvel que ocupa atualmente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter