X

Cotidiano

Com campus fechado, USP Leste adia início das aulas pela 3ª vez

A previsão era de que o ano letivo começasse depois de amanhã. O campus está interditado desde janeiro por causa de problemas ambientais

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/03/2014 às 20:48

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A diretoria do campus Leste da Universidade de São Paulo (USP) resolveu nesta sexta-feira, 21, adiar pela terceira vez o início do ano letivo na unidade, um dia depois do anúncio da reitoria sobre os novos locais de aulas O campus da USP Leste está interditado desde janeiro por causa de problemas ambientais.

A previsão era de que o ano letivo começasse depois de amanhã. A decisão de adiamento tomada pela reitoria atendeu aos apelos da Comissão de Graduação da unidade, responsável por distribuir as aulas, que julgou "absolutamente inviável" a retomada das classes. A diretoria indicou que as aulas poderão voltar no dia 31, mas a definição do calendário depende dos próximos ajustes estruturais.

Os professores da USP Leste se queixaram do pouco tempo para organizar as atividades e alegaram que as salas oferecidas pela reitoria, por escassez de espaço ou equipamentos, não comportam todas as turmas da unidade. A falta de laboratórios para práticas e pesquisas também foi criticada.

A diretoria do campus Leste da USP resolveu adiar pela terceira vez o início do ano letivo na unidade (Foto: Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo)

Anúncio

Em anúncio feito às pressas, a reitoria informou anteontem que as aulas de quase cinco mil alunos do câmpus Leste iriam se espalhar entre uma instituição particular e a Faculdade de Tecnologia (Fatec) Itaquera, ambas na zona leste, e outras escolas da USP, na zona oeste da capital.

Ontem, porém, o Centro Paula Souza, responsável pelas Fatecs, corrigiu o comunicado e declarou que as unidades disponíveis eram a Fatec Tatuapé e uma escola técnica do centro, informação confirmada pela USP.

Outra reclamação de docentes e alunos é que as aulas foram fragmentadas, o que prejudicaria o deslocamento de quem dá classes ou está matriculado em disciplinas oferecidas em diferentes pontos da cidade. Ainda é considerado pelos professores levar mais aulas para prédios do câmpus Butantã. Mas, por causa dos transtornos, parte dos alunos já defende a suspensão do semestre letivo.

As aulas nas outras unidades começaram em 17 de fevereiro, como previa o calendário oficial da universidade. Nas redes sociais, alunos do câmpus Leste convocam um protesto em frente à reitoria na terça-feira, contra a situação da unidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter