‘Com boa vontade e atitude, as mudanças acontecem’, afirma Edilson Dias

Presidente da Câmara de Guarujá concedeu entrevista ao Diário para o aniversário de 84 anos de emancipação político-administrativa do Município

A frase, cheia de otimismo, é do presidente da Câmara de Guarujá, vereador Edilson Dias (PT) que concedeu entrevista ao Diário para o aniversário de 84 anos de emancipação político-administrativa do Município. Confira os principais trechos:

Continua após a publicidade

Diário do Litoral – Essa frase se refere ao que?
Edilson Dias –
Refere-se a uma economia e uma gestão eficiente, aplicada na Casa, graças ao apoio de todos os vereadores. Congelamos nossos subsídios até 2020; suspendemos os gastos com viagens de Comissões e instituímos mais transparência na utilização dos carros oficiais, além de reorganizarmos a estrutura da Câmara.

Diário – O que seria essa reorganização estrutural?
Dias –
Diminuímos gastos com horas extras e melhoramos o controle. A escala de férias também foi refeita, bem como o horário de trabalho. Convênios para estágios e aprendizes foram implementados. Criamos a Controladoria para evitar falhas e ajudar a fiscalizar os contratos, atendendo orientação do Tribunal de Contas.

Continua após a publicidade

Diário – Acabou o voto secreto?
Dias –
Exato. Desde 30 de maio do ano passado. Ele ocorria em determinados casos, como cassação do prefeito ou vereador, além da votação de vetos. Apresentei o projeto com apoio de todos. Isso é transparência. O cidadão tem o direito de saber como votam os vereadores. Também ficam sabendo, pelo site da Casa, a pauta da sessão com antecedência, o placar de votação, além da sessão ser transmitida ao vivo pela TV, Internet e rádio.

Diário – Houve reconhecimento?
Dias –
Fomos avaliados pelo Ministério Público Estadual que elevou a nota de Transparência do site da Câmara de 6,1 para 9,2 em 2017. Também recebemos Menção Honrosa da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo pelos programas Câmara no Bairro e Câmara Jovem, onde atingimos quase 1.500 cidadãos. A ONG Voto Consciente, em parceria com a ABEL, OAB e USP, concederam à Câmara de Guarujá o Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, pela democracia e transparência.  

Continua após a publicidade

Diário – A Casa está mais acessível?
Dias –
Para se ter uma ideia: a Escola do Legislativo promoveu 22 atividades entre cursos e palestras, abrangendo quase 600 estudantes. Cedemos a Casa 233 vezes e realizamos 20 exposições artísticas.

Diário – Foi realizado um concurso público?
Dias –
O concurso está em andamento e há mais de 20 anos que isso não ocorria. Uma Comissão de Servidores levantou as necessidades de ampliação do quadro de funcionários efetivos para evitar horas extras e sobrecarga de trabalho. Foram criadas vagas de ensino médio e superior. Tudo acompanhado pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Guarujá), visando a lisura do processo.

Continua após a publicidade

Diário – Todos os contratos foram renegociados?
Dias –
Sim. Economizamos de 29,91% (contrato de computadores) até 82% (contrato de fornecimento de água mineral). Na telefonia fixa ocorreu uma economia de 73,30%. Gastávamos pouco mais de R$ 460 mil e passamos a gastar R$ 124 mil por ano. Conseguimos redução em todos os contratos sem diminuição dos serviços ou quantidade de produtos.

Diário – Para onde foi toda essa economia?
Dias –
Retornou aos cofres públicos da Prefeitura com a promessa de que tudo seria investido em Saúde. A Administração está adquirindo dezenas de equipamentos, veículos (inclusive para os conselhos tutelares). Enviamos a Prefeitura R$ 4 milhões ano passado e projetamos R$ 6 milhões para este ano. Vale ressaltar que isso só foi possível por um esforço conjunto de todos os vereadores.

Continua após a publicidade

Diário – A Câmara tem o que comemorar no aniversário da Cidade?
Dias –
Tem e muito. Até a relação e o respeito entre os poderes estão melhores, pois Guarujá cresceu politicamente. As pessoas não querem ver a política atrapalhar o bom andamento da Cidade a suas vidas. Vivemos um momento único na política de Guarujá que é o desejo da reconstrução da cidade.