X

Cotidiano

Com a chegada do verão, confira 5 dicas para economizar energia com o ar condicionado

A limpeza do aparelho, por exemplo, está entre as dicas para um verão fresco e econômico

Da Reportagem

Publicado em 04/01/2022 às 20:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Limpeza do ar condicionado está entre as dicas para economizar neste verão / Divulgação

A chegada do verão e das altas temperaturas tornam o ar condicionado um grande aliado da estação. Além de proporcionar conforto térmico e comodidade, o condicionador também oferece outros benefícios na rotina, como a melhora na concentração e na produtividade. Por outro lado, esse uso frequente do aparelho também traz preocupações em relação ao aumento no consumo de energia elétrica. Foi pensando nisso preparamos algumas dicas essenciais para um verão fresco e econômico.

Invista em um aparelho Inverter

Se o objetivo do consumidor for economizar, o modelo de ar condicionado mais indicado é o Inverter. Seu sistema possui um compressor muito eficiente que permite atingir a temperatura ideal sem desligar, evitando picos de energia e contribuindo para a economia de energia. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Escolha a potência ideal

A potência em BTU/h do aparelho se refere a energia que é necessária para climatizar todo o ambiente de forma igual. Por meio desse cálculo, é possível determinar a capacidade e escolher o melhor aparelho de ar-condicionado de acordo com a carga térmica e o tamanho do ambiente, além de garantir economia no consumo de energia. Para facilitar esse processo, busque por uma calculadora de BTU/h online, nela é possível calcular de forma fácil e rápida a capacidade do aparelho ideal para cada ambiente.

Escolha o local ideal

A instalação do ar condicionado deve ser feita longe da parede e dos móveis, além de ser fixado em um local alto, assim o ar se espalha em todo o ambiente de forma mais fácil. Também é importante que a parte externa seja instalada em um local com boa circulação de ar e longe da luz solar, dessa forma o aparelho não irá precisar trabalhar mais que o necessário e consumir mais energia.

Utilize a função timer

Outra recomendação para economizar energia no verão é utilizar a função timer, através dela é possível programar o aparelho para desligar sozinho quando atingir a temperatura ideal enquanto você já estiver dormindo.

Fique atento a manutenção e a limpeza do aparelho

Peças danificadas ou filtros sujos atrapalham o desempenho do aparelho e podem influenciar no aumento do consumo de energia. A limpeza do filtro tela pode ser feita semanalmente, já a manutenção periódica com a assistência técnica credenciada deve ser feita de uma a duas vezes por ano. Um aparelho em ordem e limpo traz, além do frescor, proporciona um ambiente saudável e com ar puro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Desmatamento na Amazônia cai 60% em janeiro deste ano

Com 40% de perdas, Roraima lidera ranking dos que mais desmataram

São Vicente

São Vicente inaugura a quinta escola de período integral

AMEI Maria Lourdes Batista, no Parque São Vicente, atenderá cerca de 450 alunos com salas climatizadas, quadra coberta e oficinas extracurriculares

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter