Corona2

Com 62 casos suspeitos de coronavírus, SV estimula Quarentena Solidária

Do total, 51 pacientes estão em isolamento social. Quatro casos registrados anteriormente tiveram resultados negativos para a doença

Comentar
Compartilhar
26 MAR 2020Por Da Reportagem19h47
A Cidade se encontra em Estado de Calamidade PúblicaFoto: Rodrigo Montaldi/Arquivo DL

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa que, até as 19h30 desta quinta-feira (26), o Município registra 62 casos suspeitos para Covid-19 (Coronavírus). Do total, 51 pacientes estão em isolamento social. Quatro casos registrados anteriormente tiveram resultados negativos para a doença.

A Cidade se encontra em Estado de Calamidade Pública, declarada por meio do Decreto nº 5197-A, de 21 de março.

Ações - Com o empenho de todas as suas equipes de trabalho e apostando em Ações Solidárias e na criação da Quarentena Solidária, o Município implanta medidas humanitárias e de prevenção e enfrentamento à pandemia pelo Covid-19 (Coronavírus).

A iniciativa, oficializada por meio do Decreto Municipal 5199-A, beneficia, em um primeiro momento, unidades familiares referenciadas pela Assistência Social do Município, que não estejam incluídas no Bolsa Família, e que tenham crianças de 0 a 5 anos, idosos ou membros com algum tipo de deficiência.

Assim, com o documento, assinado pelo prefeito Pedro Gouvêa na noite de terça-feira (23), a Cidade amplia sua ação contra a pandemia, propondo ações para garantir cuidados à população vicentina mais vulnerável. Além disso, cria o Programa Quarentena Solidária.

Prática -  A iniciativa, que será colocada em prática por meio das secretarias de Assistência Social e de Educação, em conjunto com o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, permite a formação de uma Rede Solidária, por meio de doadores, para o desenvolvimento de Ações Humanitárias, com destaque à distribuição de alimentos e material de higiene e limpeza.

Esses benefícios serão destinados à população vicentina em situação de vulnerabilidade. Essas ações visam garantir a dignidade humana e a subsistência da população sem condições de garanti-las por meios próprios. Assim, o Decreto Municipal 5199-A autoriza a Cidade a receber doações de serviços e material.

Pensando na saúde das pessoas em situação de rua, a Prefeitura de São Vicente cria espaço onde elas terão alimentação balanceada e suporte de equipe multiprofissional, formada por profissionais das áreas de Saúde e de Assistência Social. A proposta é de que os assistidos pelos serviços de Assistência Social disponibilizados na Cidade sejam observados. Se apresentarem os sintomas da doença, serão encaminhados para o isolamento.

Os interessados em participar como voluntários e parceiros da Ação Humanitária podem fazer a inscrição no site da Prefeitura (http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/).

Programa Quarentena Solidária -  O Programa Quarentena Solidária, que será coordenado pelas secretarias de Esportes, Educação e Comunicação Social. A proposta é a elaboração de vídeos e programas virtuais de combate às fake News e com atividades que as pessoas em isolamento social possam desenvolver em suas casas e com suas famílias.

Voltados para todas as idades, os vídeos e programas virtuais serão disponibilizados no site da Prefeitura (http://www.saovicente.sp.gov.br/publico/), nas redes sociais oficiais do Município, nos aplicativos de mensagem e/ou em emissoras de televisão parceiras do programa.

Durante a Quarentena, a meta é produzir vídeos e programas virtuais com atividades físicas, de recreação, meditação, alongamento, culinária saudável e outros. O material produzido e os vídeos ao vivo serão realizados por pessoas em isolamento social, utilizando aparelhos portáteis.