Cotidiano

Com 5 milhões de litros e 440 espécies, maior aquário de água doce do mundo fica no Brasil

O Bioparque Pantanal é um dos maiores complexos de biodiversidade da América Latina e um dos mais modernos espaços dedicados à pesquisa, conservação e educação ambiental

Ana Clara Durazzo

Publicado em 22/10/2025 às 10:45

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Inaugurado em 2022, o local abriga mais de 5 milhões de litros de água doce, distribuídos em 239 tanques que recriam ecossistemas de diferentes biomas brasileiros / Divulgação/Governo do MS

Continua depois da publicidade

O maior aquário de água doce do planeta está no Brasil e o melhor: a visita é totalmente gratuita. Localizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, o Bioparque Pantanal é um dos maiores complexos de biodiversidade da América Latina e um dos mais modernos espaços dedicados à pesquisa, conservação e educação ambiental.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Inaugurado em 2022, o local abriga mais de 5 milhões de litros de água doce, distribuídos em 239 tanques que recriam ecossistemas de diferentes biomas brasileiros, como o Pantanal, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado, além de representar rios de outros continentes.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Com 12 mil hectares e 479 espécies, cidade brasileira abriga maior floresta urbana do mundo

• Maior fazenda da América Latina impressiona com 6.000 m², 365 janelas, 52 quartos e 12 salões

• Maior castelo do mundo tem 30 milhões de tijolos, 21 hectares e 700 anos de história

O projeto arquitetônico é assinado por Ruy Ohtake, um dos nomes mais respeitados da arquitetura brasileira, e foi idealizado para mostrar a riqueza da vida subaquática dos rios do Brasil e do mundo.

Tanques inteligentes e tecnologia ambiental

Cada tanque do Bioparque conta com sistemas automatizados que monitoram temperatura, oxigenação e qualidade da água em tempo real, garantindo o bem-estar dos animais e o equilíbrio ambiental. O espaço reúne centenas de espécies nativas e exóticas, oferecendo uma verdadeira imersão nos ecossistemas aquáticos.

Continua depois da publicidade

Além das áreas abertas ao público, o complexo possui 168 tanques técnicos voltados à pesquisa científica, reprodução e conservação de espécies. O trabalho é realizado em parceria com o Centro de Conservação de Peixes Neotropicais (CCPN) e já gerou resultados expressivos: até 2025, o Bioparque registrou 330 reproduções em cativeiro, sendo 27 inéditas na ciência e 15 pela primeira vez no Brasil.

Entrada gratuita e agendamento online

A visita ao Bioparque Pantanal é gratuita, mas o agendamento é obrigatório e deve ser feito no site oficial do complexo. As vagas são liberadas todas as segundas-feiras, a partir das 8h (horário de MS), e também há opções diárias para quem quiser visitar no mesmo dia, dependendo da disponibilidade.

O espaço está localizado no Parque das Nações Indígenas, um dos cartões-postais de Campo Grande, e conta com estrutura moderna cercada por vegetação tropical e um lago artificial, que complementa a experiência dos visitantes.

Continua depois da publicidade

Muito além do aquário

Mais do que uma atração turística, o Bioparque Pantanal é um centro de ciência e conservação ambiental. Além dos tanques de observação, o espaço conta com museu, biblioteca, auditório e áreas de exposição educativa, que promovem o conhecimento sobre a fauna e a flora dos ecossistemas aquáticos.

Com cerca de 440 espécies de peixes e animais aquáticos, o Bioparque Pantanal se tornou um orgulho nacional, colocando o Brasil em destaque mundial quando o assunto é preservação e pesquisa da vida doce.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software