Kayky Santana irá representar o Brasil em uma das maiores competições de dança do mundo / Divulgação/PMG
Continua depois da publicidade
O bailarino Kayky Santana, de 18 anos, se prepara para representar o Brasil em uma das maiores competições de dança do mundo. Após se destacar na seletiva realizada em abril, ele garantiu vaga na final do Youth America Grand Prix (YAGP), que será disputada em abril de 2026, em Nova York, nos Estados Unidos.
Criado pela diretora Larissa Saveliev, o Youth America Grand Prix é considerado a maior e uma das mais influentes competições de balé juvenil do mundo.
Continua depois da publicidade
O evento seleciona os melhores bailarinos de diversos países e oferece, além da competição, bolsas de estudo e oportunidades em companhias internacionais.
O torneio reúne jovens de 9 a 19 anos e se consolida como um palco global de formação e reconhecimento de novos talentos da dança clássica e contemporânea.
Continua depois da publicidade
Integrante do Ballet Mônica Andrade desde os cinco anos, Kayky acumula cerca de 40 medalhas em competições nacionais e internacionais desde os 11 anos. O jovem já se apresentou em festivais de destaque em países como Portugal, Alemanha e Japão, reforçando sua projeção internacional.
Um outro grupo, também do Ballet Mônica Andrade, conquistou recentemente uma vaga em uma competição internacional realizada em Portugal.
Segundo a família, o bailarino é um artista dedicado e persistente, que enfrenta dificuldades para seguir o sonho de viver da dança. Agora, com a classificação para a final do YAGP, a escola e seus familiares buscam apoio para viabilizar os custos da viagem.
Continua depois da publicidade
O secretário de Cultura de Guarujá celebrou a conquista.
"Incentivar os talentos da nossa cidade é essencial para fortalecer o movimento cultural e formar artistas com ampla bagagem. Por isso, a atual gestão apoia iniciativas como essa, que ampliam as possibilidades de intercâmbio cultural", destacou.