Cotidiano

Com 12 metros, maior árvore de Natal de crochê do país será erguida em cidade brasileira

A pré-estreia da árvore está marcada para 8 de novembro, em homenagem às crocheteiras, e a inauguração oficial acontece em 15 de novembro

Ana Clara Durazzo

Publicado em 09/09/2025 às 09:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O projeto, batizado de 'Crochê Square Árvore de Natal', mobilizou mais de 90 pessoas entre crocheteiras voluntárias e colaboradores / Divulgação

Continua depois da publicidade

A pequena cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, interior de Santa Catarina, está prestes a entrar para a história com a inauguração da maior árvore de Natal de crochê do Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Com 12 metros de altura e 4 metros de diâmetro, a estrutura será instalada em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis e já está com 70% da produção concluída.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Maior mina de diamantes do mundo é descoberta e valor pode chegar a trilhões

• Maior iceberg do mundo começa a se despedaçar após 40 anos e acende alerta global

• Maior reserva de cristais do mundo está no Brasil e impulsiona turismo, fé e agronegócio

Conheça também a maior reserva de cristais do mundo, que está no Brasil e impulsiona turismo, fé e agronegócio

União em forma de arte

O projeto, batizado de 'Crochê Square Árvore de Natal', mobilizou mais de 90 pessoas entre crocheteiras voluntárias e colaboradores. Desde março, cerca de 3,5 mil quadradinhos de crochê vêm sendo confeccionados para compor a árvore. A confecção utiliza fios especiais de acrílico, escolhidos para garantir resistência ao ar livre, além de contar com responsabilidade técnica, assinatura de engenheiro, seis pontos de fixação e até para-raios, assegurando a segurança da obra e do público.

Continua depois da publicidade

'Várias pessoas da região estão participando. Algumas não sabiam fazer crochê, mas a gente ensina. O projeto celebra o trabalho manual, a união da comunidade e a memória dos 150 anos de imigração italiana', explicou o produtor executivo Richard Siqueira Cortes, 56 anos.

Inspiração italiana e raízes culturais

A ideia nasceu de uma foto encontrada nas redes sociais que mostrava uma árvore de Natal de crochê na região de Trento, na Itália. Em Rodeio, conhecida como Capital Catarinense dos Trentinos, a iniciativa foi abraçada pelas idealizadoras Mirela Maria Moretto Moser, 60 anos, e Mariane Moretto Ludvig, que junto com Richard trouxeram o conceito para o município.

Com apoio da Lei Rouanet, da Prefeitura, da Igreja Matriz e de empresas locais, o projeto envolve investimento estimado em R$ 100 mil.

Continua depois da publicidade

Programação natalina e impacto social

O Salão Paroquial Cristo Rei está servindo como centro de produção e também abrigará uma Feira de Natal, com venda de artesanato, produtos típicos e oficinas de crochê, pintura e gastronomia.

A pré-estreia da árvore está marcada para 8 de novembro, em homenagem às crocheteiras, e a inauguração oficial acontece em 15 de novembro, com solenidade, coral natalino e bênção especial.

Mais do que um atrativo turístico, o projeto terá também um desdobramento social. Após o período de exposição, os 3,5 mil quadradinhos de crochê serão higienizados e transformados em mantas doadas a instituições carentes, como casas de repouso e entidades assistenciais.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software