Cotidiano

Coletivo Jovem Albatroz está com inscrições abertas para curso de Educomunicação

No total, são 15 vagas para integrar o coletivo e participar do curso de Educomunicação

Da Reportagem

Publicado em 20/08/2018 às 12:51

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão semanais, entre os meses de setembro e novembro, às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, na Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos / Divulgação

Continua depois da publicidade

Até o dia 26 de agosto (domingo), jovens de toda a Baixada Santista poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No total, há 15 vagas abertas para integrar as atividades do grupo e participar do curso "Educomunicação e processos de educação ambiental em ambientes costeiros e marinhos".

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o responsável pelo Coletivo, Rafael Monteiro, o curso quebra o paradigma de educação com aulas expositivas, aliando diversas vivências, teoria e prática. Conduzido pelos integrantes do próprio CJA, serão abordados princípios teóricos e metodológicos da Educomunicação socioambiental, focando em quatro técnicas: foto, vídeo, produção de texto e design.

Continua depois da publicidade

"A Educomunicação permite desenvolver um pensamento crítico sobre o processo de comunicação a partir da produção de conteúdo por meio dessas ferramentas", explica Monteiro. "A ideia é que os jovens produzam um produto educomunicativo da escolha deles e, a partir dessa experiência, construam um manual de Educomunicação que possa ser divulgado, ajudando outras pessoas a educomunicarem seus processos de educação ambiental".

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão semanais, entre os meses de setembro e novembro, às terças-feiras, das 9h30 às 12h30, na Universidade São Judas - Campus Unimonte, em Santos.

Continua depois da publicidade

Pré-requisitos

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos e residir na Baixada Santista. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. O Coletivo acredita que todos podem contribuir com seus conhecimentos específicos e experiências para o desenvolvimento da Educomunicação para conservação de ambientes marinhos e costeiros.

Os interessados devem enviar uma carta de interesse com apresentação pessoal e justificativa de interesse no curso, comprovante de residência, número de telefone para o e-mail [email protected] até às 20h do dia 26 de agosto. O assunto do e-mail deve ser "PROPOSTA EDITAL 2018 – CURSO EDUCOMUNICAÇÃO".

Continua depois da publicidade

Seleção

As inscrições recebidas serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz e, no dia 31 de agosto, os jovens selecionados serão contatados por e-mail e telefone para que compareçam à atividade inaugural do curso.

O primeiro encontro do Curso acontecerá no dia 4 de setembro, das 9h30 as 12h30, no laborato?rio Di?namo, no bloco B12 da Universidade São Judas - Campus Unimonte (Rua Comendador Martins, 52, Vila Mathias, Santos).

Últimas turmas

Continua depois da publicidade

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz já teve três turmas de jovens de toda a Baixada Santista engajados em práticas de educação ambiental. Em março deste ano, a terceira turma reuniu 22 pessoas de diversas formações para o curso de "Educac?a?o Ambiental e a transic?a?o educadora ambientalista em ambientes costeiros e marinhos".

Nós últimos meses, participaram de encontros de políticas públicas, realizaram atividades educativas junto às crianças atendidas pelo Instituto Arte no Dique e os jovens da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e fizeram visitas de campo. Em junho, participaram do III Encontro Jovem TransforMar, evento que reuniu a juventude de diversos projetos ambientais marinhos. A terceira edição do encontro foi uma realização conjunta de quatro projetos Tamar, Albatroz, Argonauta e Aquário de Ubatuba.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software