X

Cotidiano

Codesp recua e não aProva desconto em tarifas

Inicialmente, a redução era dada como certa, mas os cinco diretores da estatal, por maioria, surpreenderam e rejeitaram

Glauco Braga

Publicado em 28/07/2018 às 08:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

As tarifas do Porto de Santos foram reajustadas em 16,76% em 13 de junho passado / Rodrigo Montaldi/DL

A Codesp recuou e rejeitou a proposta de desconto de 50% em cima do reajuste de 16,73% nas tarifas do Porto de Santos, proposto pela  Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Inicialmente, a redução era dada como certa, mas os cinco diretores da estatal, por maioria, surpreenderam e rejeitaram. O Diário do Litoral apurou que o presidente da Codesp, José Alex Oliva, foi o único a votar favoravelmente ao pedido.        

As tarifas do Porto de Santos foram reajustadas em 16,76%, em 13 de junho passado. O percentual foi aprovado pela Antaq. A Codesp tentou emplacar 54,4%, em um processo de negociação que durou mais de  um ano. O Consad da estatal sugeriu que o percentual fosse dividido pela metade (8,38%) e aplicado durante três meses (julho, agosto e setembro).

As tarifas cobradas abrangem a utilização da infraestrutura portuária, terrestre e serviços gerais.
O reajuste de 16,76% seria aplicado apenas nas tarifas compreendidas entre 13 e 28 de junho. De 29 de junho a 29 de julho, de 29 de julho a 29 de agosto e 29 de agosto a 29 de setembro, o percentual aplicado ficaria em 8,38%. A partir de 30 de setembro, retornaria o reajuste integral (16,76%).

A queda de braço entre Codesp e os empresários do Porto foi intensa. Enquanto o presidente da estatal José Alex Oliva sonhava com 54,4%, os empresários queriam algo perto de 5%. Oliva reiterou que existe um desequilíbrio entre despesas tarifárias e receitas e que isso compromete as atividades no Porto.

A Codesp justificou seu pedido junto à Antaq alegando a necessidade de investimentos nas infraestruturas terrestre, administrativa e aquaviária, gerenciamento ambiental, sistema de monitoramento, Tecnologia de Informação, desempenho operacional e manter o equilíbrio econômico-financeiro.

Outro lado

A assessoria de imprensa da estatal informou que, em virtude da defasagem dos preços praticados, a Codesp não promoveu o parcelamento, sob risco de comprometer sua receita operacional.

Já a assessoria de imprensa do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo foi procurado pela reportagem do Diário do Litoral e não se manifestou.

 

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter