Codesp lança agenda ambiental

A agenda do Porto de Santos relaciona gestão, monitoramento ambiental das operações, planejamento da expansão, licenciamentos ambientais, entre outros. temas

Comentar
Compartilhar
26 JUN 201411h23

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) lançou ontem a Agenda Ambiental do Porto de Santos, elaborada pela Universidade Católica de Santos (Unisantos), com apoio da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e patrocínio da Autoridade Portuária.

O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, destacou a importância da publicação no planejamento da Autoridade Portuária: “temos a missão de tornar o porto mais eficiente, mas sempre com respeito ao trabalhador e ao meio ambiente e, neste sentido, a Agenda Ambiental se torna parte da nossa rotina de trabalho”.

A superintendente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Codesp, Alexandra Grota, frisou a importância da Agenda que “se torna um instrumento que contempla a diversidade de atividades — pesca, indústria, turismo e porto, propondo planejamentos de curto, médio e longo prazos voltados para a garantia do desenvolvimento com integridade ambiental”.

Os trabalhos para a criação da agenda começaram em 2006, quando foram definidos 16 temas apresentados e debatidos em audiências públicas. Desde 2007, foram realizadas discussões com a participação de mais de 50 entidades para o levantamento das necessidades e sugestões.  “A Agenda vai nortear as relações porto-cidade”, destacando, ainda, que essa é uma iniciativa pioneira nos portos brasileiros.

A agenda do Porto de Santos relaciona gestão, monitoramento ambiental das operações, planejamento da expansão, licenciamentos ambientais, entre outros. temas.