A ativação dos pórticos de cobrança estará condicionada à fiscalização e aprovação da Artesp / Divulgação/Governo de SP
Continua depois da publicidade
A população do Litoral Sul paulista seguirá isenta da tarifa do sistema Siga Fácil até que as marginais urbanas da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055), entre Praia Grande e Peruíbe, estejam totalmente concluídas.
A medida garante que os motoristas da região só começarão a pagar pelo uso da rodovia após a entrega completa das vias alternativas, previstas para 2027.
Continua depois da publicidade
As novas marginais terão calçamento, iluminação e sinalização, oferecendo uma opção gratuita de circulação local. A ativação dos pórticos de cobrança estará condicionada à fiscalização e aprovação da Artesp, assegurando que a cobrança seja feita somente após a entrega efetiva da infraestrutura prometida.
O contrato de concessão contempla um investimento total de R$ 4,3 bilhões em obras que somam 213 quilômetros de extensão.
Continua depois da publicidade
Entre os destaques, estão a duplicação integral da SP-055 nos trechos entre Bertioga e Santos e de Peruíbe até Miracatu, além da construção de 108,5 km de marginais, 22,3 km de acostamentos, 89,8 km de duplicações e 27 dispositivos em desnível. Também estão incluídas ciclovias e passarelas, tanto novas quanto reformadas.
Enquanto isso, os trabalhos já avançam com sete frentes de obras ativas e resultados visíveis. Foram aplicadas 17.300 toneladas de novo pavimento e realizados mais de 134 mil metros quadrados de reparos.
O sistema também já conta com oito bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), oferecendo atendimento 24 horas com reforço na sinalização, roçada e iluminação, além de suporte com ambulâncias, guinchos, viaturas, painéis eletrônicos e câmeras de monitoramento.
Continua depois da publicidade
Enquanto a cobrança de tarifa no Litoral Sul permanece suspensa até a entrega das marginais, outras frentes de trabalho seguem avançando em diferentes pontos da região, como Bertioga, Santos e Miracatu.
Essas obras incluem recuperação de faixas, reforço na sinalização e implantação de estruturas de atendimento ao usuário, antecipando melhorias visíveis mesmo antes da ativação do sistema de pedágio.