X

Cotidiano

CNC: comércio deve contratar menos nos próximos meses

O indicador relativo à expectativa de contratação de funcionários registrou alta de 1,4% em novembro, em relação ao mesmo período de 2012

Publicado em 05/12/2013 às 15:43

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Nos próximos meses, o comércio deve contribuir menos para a geração de vagas no mercado de trabalho, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira, 05. O indicador relativo à expectativa de contratação de funcionários registrou alta de 1,4% em novembro, em relação ao mesmo período de 2012. No entanto, dois em cada três empresários declararam que pensam em aumentar pouco o número de postos de trabalho.

"De fato, há uma propensão à contratação porque afinal de contas o comércio vai continuar crescendo. Mas vão contratar pouco, porque o comércio vai crescer pouco", apontou o economista Fabio Bentes, da CNC.

Segundo Bentes, os setores que devem ter melhor desempenho no aumento do quadro de funcionários são aqueles que ainda vêm aumentando as vendas de forma significativa, como o de farmácia e perfumaria e de eletrônicos.

Em novembro, ante o mesmo mês de 2012, melhorou ainda a avaliação sobre a situação atual dos estoques (1,5%). No entanto, houve piora no nível de investimento das empresas, com queda de 3,0%. "Esse indicador é mais sobre investimentos em máquinas, equipamentos, informatização, obra, modernização. Aí o empresário está botando o pé no freio mesmo", afirmou o economista da CNC.

Nos próximos meses, o comércio deve contribuir menos para a geração de vagas no mercado de trabalho, segundo os resultados do Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) (Foto: Arquivo/DL)

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou queda de 3,1% em novembro ante novembro de 2012. Dentro do índice, o indicador de investimentos recuou 0,1% no período.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter