O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Guarujá promove, nestas quinta (11) e sexta-feira (12), o Seminário de Capacitação sobre o Sistema de Proteção Integral à Infância e Adolescência no Município. O evento acontece na Uniesp de Guarujá (Avenida Adhemar de Barros, 820 – Santo Antônio) e é aberto ao público, que poderá se inscrever gratuitamente no momento do seminário. A atividade acontece nos dois dias, das 9 às 12 e das 13h30 às 17 horas.
A ação é voltada aos cidadãos e representantes de entidades que atuam com crianças e adolescentes, escolas, conselheiros tutelares, profissionais da Saúde e demais interessados. De acordo com a vice-presidente do CMDCA, Maria Lúcia Ribeiro Santos (Tita), “o Seminário tem como objetivo passar informações de proteção social, enfocando as atribuições dos Conselhos Tutelares, do CMDCA, e de órgãos governamentais ou nãos, como os abrigos, por exemplo. Os interessados receberão certificados pelos dois dias de participação no evento, com carga horária de 16 horas”, pontuou.
Os destaques ficarão por conta das palestras do procurador federal aposentado, Edson Seda, e seu filho Ed Seda, que é cientista social. Edson compôs a equipe redatora do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e é consultor internacional em Direitos da Infância e Adolescência. Já Ed Seda é consultor para organização comunitária e participação popular.
A dupla abordará temas como o papel dos diversos profissionais segundo o Estatuto e a legislação; os programas do Sistema de Proteção Integral; o orçamento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; o relacionamento com as autoridades públicas, como juízes, promotores e delegados; entre outros.