X

Cotidiano

Circular: Histórias da Mata fará apresentações gratuitas em Cubatão neste final de semana

Ônibus-teatro patrocinado pela Usiminas tem como objetivo descentralizar a cultura e homenagear os povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira

Da Reportagem

Publicado em 06/04/2017 às 17:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ônibus estacionará no dia 8, sábado, no Conjunto Habitacional Rubens Lara e no dia 9, domingo, no Parque Novo Anilinas / Rafaella Martinez/DL

Após levar centenas de alunos das escolas municipais para uma viagem pelas histórias da mata do Vale do Ribeira, o ônibus-teatro do grupo Teatro Aberto abre as portas para o público geral neste final de semana, dentro das festividades de aniversário da Cubatão. O ônibus estacionará no dia 8, sábado, no Conjunto Habitacional Rubens Lara e no dia 9, domingo, no Parque Novo Anilinas. Nesses dois espaços o espetáculo será aberto ao público e realizado à partir das 14h, sendo necessária a retirada dos ingressos com 30 min de antecedência, lembrando que há limitação de 50 pessoas por sessão.

O Circular: Histórias da Mata é um ônibus adaptado com todos os recursos técnicos de som e luz para se transformar em uma sala de teatro itinerante que guarda dentro de si as histórias da mata. O projeto, que tem o apoio do Instituto Cultural Usiminas e patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, faz uma homenagem aos povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas do Vale do Ribeira.

Para encenar de forma lúdica a necessidade de preservar o meio ambiente, o ônibus-teatro foi especialmente preparado com um cenário confeccionado pelo artista Edivaldo Costa, que também assina a direção artística do espetáculo. "A maior parte da cenografia foi confeccionada a partir de materiais recicláveis e diversas técnicas de bonecos foram aplicadas como mamulengo, marionete, fantoche, máscara e varas. O espetáculo foi montado exclusivamente para esse espaço, onde a cenografia interage com o ônibus e com a plateia, proporcionando ao público uma experiência única", completa Edivaldo.

O espetáculo tem dramaturgia coletiva de Douglas Zanovelli, Cida Cunha e Edivaldo Costa e no elenco se revezam os atores Léo Porto, Rogério Ramos, Edivaldo Costa e Douglas Zanovelli. No total, serão realizadas 160 apresentações gratuitas distribuídas em quatro cidades paulistas ainda este ano: Cubatão, Guarulhos, Santos e Taubaté.

O Projeto Circular: Histórias da Mata tem o patrocínio da Usiminas através do Programa de Ação Cultural (ProAC), apoio do Instituto Cultural Usiminas, Prefeitura Municipal de Cubatão através das Secretarias de Cultura e Educação e realização do Grupo Teatro Aberto, BERTHI Produção e Arte e Governo do Estado de São Paulo.

Serviço

Data: 08/04 sábado    
Local: Rua Rivaldo Alves Feitosa, s/n°, Conjunto Rubens Lara (frente ao CRAS)    
Horário: 14h, 15h, 16h e 17h

Data: 09/04 domingo
Local: Parque Novo Anilinas - Centro    
Horário: À partir das 14h

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Sétima Arte

Nossa Louca Resistência representará a Baixada Santista no Flipoços

Passado e presente do antigo Anchieta são retratados na obra 

Santos

Empregos formais continuam aumentando em Santos

Números do emprego formal em Santos deste ano acompanham a tendência de alta registrada em 2022 e 2021

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter