Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz é uma das quatro vítimas da queda de avião / Olé Produções/Divulgação
Continua depois da publicidade
A queda da aeronave no Pantanal de Mato Grosso do Sul, que matou Kongjian Yu, considerado um dos maiores arquitetos do mundo, também vitimou o cineasta brasileiro Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz.
Ele foi responsável pelo documentário "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", lançado pela HBO Max em 2022, e foi fundador do bloco de Carnaval Confraria do Pasmado, de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Conhecido popularmente como Luizão, o cineasta também tinha uma paixão pelo samba e pelo carnaval. Logo, com mais dez amigos, entre eles sua esposa, a cineasta Gal Buitoni, fundou em 2003 a Confraria do Pasmado, que desfila na Zona Oeste de São Paulo há 22 anos.
O grupo começou originalmente como uma roda de samba entre estudantes da Universidade de São Paulo (USP), onde Luiz Fernando estudou.
Continua depois da publicidade
Depois de três anos de sucesso, o grupo converteu o Pasmado em bloco de Carnaval em 2006. Em 2012, com a popularização do bloco, eles se mudaram para o bairro de Pinheiros.
Como cineasta, Luiz Fernando, além de dirigir o documentário sobre a Chapecoense, comandou a série “To Win or To Win”, que narra a trajetória do clube Al Nassr FC, que tem como um dos craques o jogador Cristiano Ronaldo.
Ele também produziu o documentário "Tudo é Projeto", sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O documentário foi eleito o melhor pelo público na Mostra Internacional de Cinema de SP em 2017.
Continua depois da publicidade
Luiz também comandou a produção "Dossiê Chapecó: O Jogo por Trás da Tragédia", para a plataforma HBO Max.
O acidente aéreo aconteceu na noite da última terça-feira, 23, na zona rural de Aquidauana, na região do Pantanal. A aeronave caiu na área da Fazenda Barra Mansa, conhecida por receber visitantes do Brasil e do mundo.
Inclusive, neste mesmo local, aconteceram as gravações da novela "Pantanal", da TV Globo.
Continua depois da publicidade
Além de Kongjian Yu e Luizão, também estavam na aeronave Marcelo Pereira de Barros, piloto e proprietário da aeronave e Rubens Crispim Jr., diretor e documentarista.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a aeronave de pequeno porte pegou fogo depois da queda. As causas do acidente seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.