Cotidiano

Cientistas reencontram caçadora invisível que estava desaparecida desde a década de 30

Após oito décadas sem registros oficiais no Brasil, pesquisadores localizam populações de espécie rara e solicitam classificação de perigo crítico de extinção

Gabriel Fernandes

Publicado em 29/03/2026 às 14:46

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para que ela consiga sobreviver adequadamente, essa plantinha deve estar em lagoas rasas e áreas de alagamento temporário / Francisco Souza/INMA

Continua depois da publicidade

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí e do Instituto Nacional da Mata Atlântica reencontraram uma nova espécie de Planta Carnívora, que faz parte do gênero Utricularia, conhecida como Utricularia warmingii, acende um alerta para a preservação da espécie, uma vez que não havia registros sobre ela há mais de 80 anos.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo informações publicadas pela Super Interessante, ela foi encontrada em uma área alagada do interior do Piauí, a Lagoa do Bode, no Município de Campo Maior, a 80 quilômetro da capital, Teresina. 

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Uma planta tropical de grandes folhas virou tendência na decoração de ambientes

• Planta pré-histórica produz 'água espacial', pode ser cultivada em casa e serve para fazer chás

Em teoria, ela também ocorre em outras partes da América do Sul, como a Bolívia, Colômbia e Venezuela, mas todos os registros são raros e esparsos. 

Entretanto, ela já foi registrada em alguns lugares do Pantanal e do Sudeste, mas não é vista em São Paulo desde 1939, e, em Minas Gerais, desde 1877. Logo, muitos pesquisadores acreditaram que a Utricularia warmingii estivesse extinta nesses estados, assim como todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Riscos

Para que ela consiga sobreviver adequadamente, essa plantinha deve estar em lagoas rasas e áreas de alagamento temporário. Entretanto, diversos fatores podem contribuir para sua extinção. Entre eles estão a expansão agropecuária, uso de agrotóxicos, a introdução de espécies invasoras e o uso do espaço por humanos.

Além dos citados, as mudanças climáticas, que provocam mudanças nos regimes de cheias e secas, além de outros desequilíbrios ecológicos incalculáveis.

Leia mais: Planta avaliada em milhares de dólares no mercado ilegal é encontrada escondida em Petrópolis

Continua depois da publicidade

Problemas 

Em um artigo publicado na revista científica Key Bulletin, os pesquisadores solicitaram que ela seja classificada como "em perigo de extinção". Mesmo que ela seja nativa de toda a América do Sul, os pesquisadores calculam que ela ocupe uma área de 36 km².

Logo, se um único grupo de Utricularia warmingii sumir, é improvável que exista uma recolonização natural, ou seja, outra população da mesma planta volte e ocupe o lugar.

A Caçadora Invisível

Diferente da popular Vênus papa-moscas, que é comercializada constantemente, a Utricularia warmingii usa um sistema de sucção por vácuo em armadilhas minúsculas chamas de utrículos.

Continua depois da publicidade

Normalmente, suas bolsas são menores que um grão de arroz, ficam submersas e mantêm uma pressão interna negativa.

Quando uma presa, como uma larva de mosquito ou um pequeno crustáceo, encosta nos pelos sensíveis da entrada, a "porta" se abre em milésimos de segundo. O vácuo suga a água e a presa, deixando-a presa para que a planta comece a digestão através de enzimas. 

Todo este processo é tão rápido que o olho humano não consegue acompanhar sem o auxílio de câmeras de alta velocidade.

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software