Cidoc Santos realiza Operação Páscoa nesta quinta

O objetivo é verificar se os produtos são vendidos a preços corretos, formas de pagamento, prazo de validade e armazenamento adequado

Comentar
Compartilhar
10 ABR 201410h38

Uma Operação Páscoa será realizada hoje, a partir das 9h30, pelo Cidoc (Centro de Informação, Defesa e Orientação ao Consumidor) em parceria com o Procon-SP, para fiscalizar estabelecimentos do Centro Histórico que comercializam ovos de chocolate. O objetivo é verificar se os produtos são vendidos a preços corretos, formas de pagamento, prazo de validade e armazenamento adequado. Caso seja identificada irregularidade, o comércio será notificado e posteriormente autuado.

O Cidoc orienta que o consumidor opte por comprar em locais limpos e sem fortes odores, que acondicionem a mercadoria em temperatura adequada (18ºC), já que áreas muito quentes provocam o seu derretimento. “Também é importante verificar se os produtos não estão próximos a produtos de limpeza ou de fontes de calor. A compra de ambulantes deve ser evitada, pois não há condições de armazenamento”, alerta o chefe do órgão, Rafael Quaresma, da Secretaria de Defesa da Cidadania.

O produto diet precisa ter registro da Anvisa e quanto aos brinquedos e brindes que acompanham os ovos, o consumidor deve atentar se a embalagem possui a mensagem de advertência “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”; o símbolo de advertência da faixa etária imprópria (por escrito e em imagem); e o brinquedo que vem dentro do ovo deve ter o selo de certificado Inmetro.

 Órgão quer fiscalizar preços de produtos (Foto: Matheus Tagé/DL)