A proposta visa aumentar a segurança viária / Divulgação/Gov
Continua depois da publicidade
Com a parceria entre o Governo de São Paulo e a concessionária CNL, os moradores de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande receberão novas marginais urbanas entre os municípios, que serão gratuitas e contarão com calçamento, sinalização e iluminação completas.
A cobrança nos pórticos eletrônicos nessas cidades só poderá ocorrer a partir de 2027 e estará condicionada à entrega integral dessas vias marginais, que funcionarão como alternativas não tarifadas para o tráfego urbano local.
Continua depois da publicidade
As obras serão fiscalizadas pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), garantindo que os benefícios sejam entregues antes da cobrança.
Com investimento total de R$ 4,3 bilhões, o contrato prevê a duplicação de 89,8 km de rodovias, 108,5 km de marginais e outros 212 km de melhorias estruturais que abrangem a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira.
Continua depois da publicidade
A proposta visa aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do tráfego e promover mais mobilidade para quem vive e circula entre os municípios da região.
Desde o início da vigência do contrato, em novembro de 2024, o Governo já entregou melhorias em cerca de 34 km de faixas, com a aplicação de 17.300 toneladas de pavimento novo, reparos em trechos críticos e a instalação de 8 bases de atendimento ao usuário com funcionamento 24 horas.
A modernização inclui ainda passarelas, ciclovias, monitoramento por CFTV, conectividade (wi-fi) e reforço na sinalização e iluminação das vias.
Continua depois da publicidade
Aproveite também e veja que: Guarujá se torna a primeira cidade da Baixada com iluminação 100% LED.
O objetivo é garantir um padrão mais seguro, moderno e funcional de circulação urbana e regional, sem comprometer o dia a dia dos moradores da Baixada