Cotidiano

Cidades do Litoral de SP terão ligação inédita de VLT por túnel submerso até 2031

Projeto do túnel submerso prevê faixa exclusiva para o VLT, integração entre três cidades e geração de 9 mil empregos

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 18/09/2025 às 11:16

Atualizado em 18/09/2025 às 11:23

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O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve seguir até Guarujá através do túnel submerso / Divulgação/EMTU

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O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) deve ganhar uma nova rota estratégica no litoral de São Paulo até 2031.

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O modal vai cruzar o túnel submerso Santos–Guarujá, integrando três cidades da Baixada Santista e oferecendo uma alternativa moderna à atual travessia por balsas e catraias.

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Segundo a Prefeitura de Guarujá, os detalhes do projeto serão definidos após a homologação do leilão do túnel, prevista em edital.

O acordo foi firmado em conjunto pelos governos federal, estadual e pelos prefeitos municipais, consolidando a obra como uma das principais iniciativas de mobilidade urbana da região.

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Hoje, o VLT já circula entre Santos e São Vicente e pode ser ampliado também para Praia Grande, que negocia sua implantação com o governo estadual.

O túnel submerso

Com 1,5 km de extensão – sendo 870 metros sob o canal portuário –, o túnel Santos-Guarujá terá três faixas em cada sentido, uma delas exclusiva para o VLT, além de passagem para pedestres e ciclistas.

O investimento total é estimado em R$ 6,8 bilhões, dividido entre União, Estado e a concessionária responsável pela obra, operação e manutenção.

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Atualmente, a travessia entre Santos e Guarujá depende das balsas que transportam cerca de 21 mil veículos e 15 mil pedestres e ciclistas por dia.

O túnel promete reduzir drasticamente o tempo de deslocamento, melhorar a integração logística e gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. A obra já recebeu licença ambiental prévia da Cetesb.

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Expansão do VLT em Santos

A segunda fase do VLT em Santos prevê a ligação entre as estações Conselheiro Nébias e Valongo. Embora as obras civis estejam concluídas, o atraso na instalação dos sistemas de sinalização impediu o início da operação.

Para resolver o impasse, o governo paulista e a BR Mobilidade assinaram um termo aditivo ao contrato de concessão, garantindo R$ 395 milhões em novos investimentos.

A previsão é que, com os 8 km e 12 estações adicionais, o VLT passe a somar 19,5 km de extensão e transporte diário de até 35 mil passageiros.

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Chegada à Área Continental de São Vicente

Na terceira fase do projeto, o VLT vai alcançar a Área Continental de São Vicente em duas etapas: a primeira já em andamento, com recuperação da ferrovia, construção de ciclovia e passarela de pedestres; e a segunda, ainda em negociação, que prevê quatro novas estações (Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá).

Com previsão de conclusão até 2028 e investimento estimado em R$ 500 milhões, a expansão deve beneficiar mais de 150 mil moradores.

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