Cotidiano

Cidades do Litoral de São Paulo farão 'Dia D' contra a gripe neste sábado (10)

Saiba como funcionará o mutirão de vacinação nas cidades da Baixada Santista

Luna Almeida

Publicado em 09/05/2025 às 19:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

É importante que os munícipes levem um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação / Divulgação/PMC

Continua depois da publicidade

Neste sábado, 10 de maio, diversas cidades do litoral de São Paulo promovem o Dia D de vacinação contra a gripe (influenza). A ação visa ampliar a cobertura vacinal e prevenir complicações decorrentes do vírus, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Além da vacina contra a gripe, algumas cidades também oferecerão outras vacinas do calendário nacional, facilitando a atualização da caderneta de vacinação da população.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Entenda a relação entre a Vitamina C e a gripe e tenha um inverno melhor

• Primeira vacina contra chikungunya no Brasil é aprovada pela Anvisa

• Brasil avança na luta contra a tuberculose com vacina de eficácia prolongada

A mobilização ocorrerá em unidades de saúde e pontos estratégicos, com horários estendidos para atender ao maior número possível de pessoas. 

É importante que os munícipes levem um documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

Continua depois da publicidade

Confira as cidades participantes, locais de vacinação e públicos-alvo:

‘Dia D’ contra a gripe

Santos

Em Santos, onze policlínicas funcionarão das 9h às 15h30, além de um posto volante instalado na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, que atenderá das 10h às 16h. É possível conferir a lista de postos participantes aqui.

A ação é voltada aos grupos prioritários, que somam cerca de 270 mil pessoas no município.

Continua depois da publicidade

Além da vacina contra a gripe, também estarão disponíveis doses contra a dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e os imunizantes de rotina do Calendário Nacional de Vacinação.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto, CPF e, se possível, a carteira de vacinação. 

Trabalhadores precisam levar comprovantes de vínculo e, em casos específicos, laudos médicos ou documentos como a carteira de pré-natal.

Continua depois da publicidade

A vacinação contra a Covid-19 continua conforme as orientações vigentes para os grupos contemplados.

São Vicente

A cidade de São Vicente contará com atendimento em dez unidades de saúde, no posto do Brisamar Shopping e no Vacimóvel, que estará estacionado na Praça Barão do Rio Branco, no Centro. As unidades de saúde participantes podem ser conferidas aqui.

As unidades de saúde e o Vacimóvel funcionarão das 9h às 16h, enquanto o posto no shopping atenderá das 10h às 19h. 

Continua depois da publicidade

Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto, carteira de vacinação e comprovante de residência.

A Secretaria da Saúde reforça que, além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis os imunizantes previstos no calendário nacional, permitindo a atualização da caderneta de crianças, adolescentes e adultos.

Praia Grande

Todas as 31 Unidades de Saúde da Família (Usafas) de Praia Grande estarão abertas das 9h às 16h para aplicação da dose trivalente contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B (linhagem Victoria). 

Continua depois da publicidade

A vacina está disponível para os públicos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças menores de 6 anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, profissionais da saúde e da educação, entre outros grupos específicos, incluindo caminhoneiros, forças de segurança, população privada de liberdade e trabalhadores de transporte.

Para a imunização, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, carteira de vacinação. 

Documentação adicional é exigida conforme o grupo prioritário, como laudos médicos, comprovantes de vínculo profissional ou declaração de nascimento e pode ser conferida aqui.

Continua depois da publicidade

Guarujá

Em Guarujá, a mobilização ocorrerá das 8h às 17h em todas as 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade.

Além da vacina contra a Influenza, estarão disponíveis todas as doses do calendário nacional de imunização. 

O Centro de Referência em Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Fonoaudiologia (Croof), no Centro, também contará com um posto volante, com atendimento das 8h às 16h.

Continua depois da publicidade

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação.

Cubatão

A ação em Cubatão ocorrerá das 9h às 16h em 15 unidades de saúde da cidade, além de dois postos itinerantes nos bairros CSU e Água Fria. Confira aqui as unidades participantes.

A Secretaria Municipal de Saúde também já programou uma nova edição do Dia D para o dia 31 de maio, também em um sábado.

Estão aptos a receber a vacina contra a gripe os integrantes dos grupos prioritários, como crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde, da educação, segurança, transporte e sistema prisional, entre outros.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e a carteira de vacinação.

Itanhaém

Na cidade de Itanhaém, o ‘dia D’ ocorre das 8h às 16h, com aplicação de doses contra a gripe (Influenza) e atualização da caderneta vacinal de crianças, adolescentes e adultos. 

A ação ocorrerá nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Gaivota, Belas Artes, Centro e Suarão, além de dois postos volantes. Confira aqui os endereços.

A vacina contra a gripe está disponível para grupos prioritários, como crianças de 6 meses a 5 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, educação, segurança, transporte e correios, além de indígenas, pessoas com comorbidades e em situação de rua.

Equipes volantes também farão vacinação domiciliar de acamados nas regiões do Belas Artes, Centro e Suarão, e visitarão casas de repouso e abrigos, garantindo o acesso dos públicos mais vulneráveis.

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com CPF, cartão SUS e a carteira de vacinação.

Mongaguá

Mongaguá contará com aplicação de doses contra a gripe (Influenza) e a oferta de todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes e adultos das 9h às 16h em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. 

Para atender moradores de regiões mais afastadas, postos volantes serão montados nos bairros Vila São Paulo, Zona Rural, Balneário Tonhão e Arara Vermelha.

Para se vacinar, é necessário apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.

Bertioga

O ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe (Influenza) em Bertioga ocorrerá das 9h às 16h. 

A ação contará com um posto fixo no bolsão de estacionamento da Avenida Anchieta, em frente ao Supermercado Krill, no Centro; um posto volante no bairro São João; e o funcionamento de três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF): Mirosam, Jardim Vicente de Carvalho e Boraceia.

A vacinação é destinada a diversos grupos prioritários, incluindo crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde, educação, segurança, transporte e correios, entre outros. Confira todos os grupos prioritários aqui.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e cartão SUS. Pessoas com comorbidades devem apresentar laudo médico, e profissionais, documentos que comprovem a atuação na área. 

Peruíbe

Em Peruíbe, o Dia D de vacinação contra a influenza contará com atendimento das 8h às 16h nas unidades de saúde Caraguava, Oásis e Ribamar, além de um ponto de vacinação na Praça da Matriz, das 9h às 16h.

A campanha é voltada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Também integram os grupos prioritários puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, profissionais da saúde, educação, segurança, forças armadas, transporte, portos e correios, além de pessoas com deficiência permanente ou doenças crônicas.

Para receber a dose, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação. 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software