Cotidiano

Cidade responsável por exportar 51% de produtos moveleiros é a 5ª mais fria do país

Com temperaturas que frequentemente caem abaixo de zero no inverno, o município também figura entre os cinco mais frios do Brasil

Ana Clara Durazzo

Publicado em 25/07/2025 às 12:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Localizada a aproximadamente 840 metros de altitude, entre vales e montanhas influenciadas pela Serra do Mar, São Bento do Sul registra uma média anual de 16,4°C / Divulgação/PMSBS

Continua depois da publicidade

Conhecida como a Capital Nacional dos Móveis, a cidade de São Bento do Sul, localizada no Planalto Norte de Santa Catarina, não impressiona apenas pela força de sua indústria moveleira. Com temperaturas que frequentemente caem abaixo de zero no inverno, o município também figura entre os cinco mais frios do Brasil, de acordo com registros climáticos da região.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conheça também 3 cidades no interior de SP perfeitas para quem quer fugir do calor e curtir o frio

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Conheça 3 cidades no interior de SP perfeitas para quem quer fugir do calor e curtir o frio

• Conheça a cidade onde a média é de 15°C e frio já transformou rio em 'pista de gelo'

Indústria moveleira

Atualmente, São Bento do Sul é responsável por 51% das exportações de móveis de Santa Catarina e 21% do total nacional, segundo dados da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina). O polo moveleiro local reúne mais de 300 indústrias e gera cerca de 9 mil empregos diretos, exportando móveis com qualidade reconhecida para diversos países.

Além de seu destaque econômico, a cidade é palco da Móvel Brasil, uma das mais importantes feiras do setor moveleiro, que atrai fabricantes, lojistas e designers de todo o país. O evento reforça o protagonismo de São Bento do Sul como referência na criação e fabricação de mobiliário de alto padrão.

Continua depois da publicidade

Frio intenso e altitude marcam a paisagem

Localizada a aproximadamente 840 metros de altitude, entre vales e montanhas influenciadas pela Serra do Mar, São Bento do Sul registra uma média anual de 16,4°C, com mínimas que rondam os 9°C durante o inverno. Em noites mais rigorosas, os termômetros costumam cair para valores negativos, como os -4,52°C registrados em julho de 2021, segundo o portal ND Mais.

A combinação entre altitude, umidade e relevo serrano favorece a ocorrência de geadas recorrentes e um visual característico das cidades do Sul do país. As manhãs com neblina e vegetações cobertas por gelo são paisagens comuns no inverno, conferindo à cidade um charme europeu que contrasta com sua intensa atividade industrial.

Desenvolvimento com identidade

Mesmo com o ritmo acelerado do setor moveleiro e a expansão de suas exportações, São Bento do Sul preserva uma forte identidade cultural e climática, unindo tradição, tecnologia e natureza.

Continua depois da publicidade

A cidade mostra que é possível combinar desempenho econômico com qualidade de vida, consolidando-se não apenas como uma potência na indústria nacional, mas também como um dos refúgios gelados mais característicos do Brasil.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software