Cotidiano

Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP

Com investimento de R$ 220 milhões, sistema vai bombear 1.700 l/s através da Serra do Mar; obra está em fase final de implantação

Nathalia Alves

Publicado em 18/11/2025 às 14:15

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP / Gabriel Pacífico / CN

Continua depois da publicidade

O Governo de São Paulo está investindo R$ 220 milhões em um projeto que permitirá a captação de água do Rio Bertioga para reforçar o abastecimento do Sistema Alto Tietê. A iniciativa, discutida desde 2018, tem potencial para beneficiar mais de 20 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Para viabilizar a operação, serão construídos 9 km de adutoras que descerão a Serra do Mar por meio de túneis e encostas, captando água no litoral e bombeando-a para o sistema que abastece a Grande São Paulo. A vazão inicial será de 300 litros por segundo — o equivalente a quase 800 milhões de litros adicionados diariamente ao sistema integrado.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• AO VIVO: Cidade do litoral de SP vota obrigatoriedade cardápio em papel; acompanhe

• Cidade do Litoral de SP prepara programação de verão e promete festival 'gigante'

• Cidade turística do litoral paulista corre risco de desaparecer; saiba o motivo

Atualmente, a operação está em fase assistida, com a instalação das linhas de transmissão de energia necessárias para que a estrutura atinja sua capacidade máxima, prevista para 2026. Nessa etapa, a vazão deve aumentar para 1.700 litros por segundo.

Além de assegurar o abastecimento para cidades como Arujá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Biritiba Mirim, Guararema e Santa Isabel, o projeto tem papel fundamental para a segurança hídrica de toda a região metropolitana.

Continua depois da publicidade

A Sabesp opera o Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que permite a transferência de água entre sistemas, garantindo que regiões com menor armazenamento sejam supridas por outras com disponibilidade.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software