Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP / Gabriel Pacífico / CN
Continua depois da publicidade
O Governo de São Paulo está investindo R$ 220 milhões em um projeto que permitirá a captação de água do Rio Bertioga para reforçar o abastecimento do Sistema Alto Tietê. A iniciativa, discutida desde 2018, tem potencial para beneficiar mais de 20 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.
Para viabilizar a operação, serão construídos 9 km de adutoras que descerão a Serra do Mar por meio de túneis e encostas, captando água no litoral e bombeando-a para o sistema que abastece a Grande São Paulo. A vazão inicial será de 300 litros por segundo — o equivalente a quase 800 milhões de litros adicionados diariamente ao sistema integrado.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a operação está em fase assistida, com a instalação das linhas de transmissão de energia necessárias para que a estrutura atinja sua capacidade máxima, prevista para 2026. Nessa etapa, a vazão deve aumentar para 1.700 litros por segundo.
Além de assegurar o abastecimento para cidades como Arujá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Biritiba Mirim, Guararema e Santa Isabel, o projeto tem papel fundamental para a segurança hídrica de toda a região metropolitana.
Continua depois da publicidade
A Sabesp opera o Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que permite a transferência de água entre sistemas, garantindo que regiões com menor armazenamento sejam supridas por outras com disponibilidade.