Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP

Com investimento de R$ 220 milhões, sistema vai bombear 1.700 l/s através da Serra do Mar; obra está em fase final de implantação

Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP

Cidade do litoral vai reforçar sistema de abastecimento de água na Grande SP | Gabriel Pacífico / CN

O Governo de São Paulo está investindo R$ 220 milhões em um projeto que permitirá a captação de água do Rio Bertioga para reforçar o abastecimento do Sistema Alto Tietê. A iniciativa, discutida desde 2018, tem potencial para beneficiar mais de 20 milhões de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo.

Para viabilizar a operação, serão construídos 9 km de adutoras que descerão a Serra do Mar por meio de túneis e encostas, captando água no litoral e bombeando-a para o sistema que abastece a Grande São Paulo. A vazão inicial será de 300 litros por segundo — o equivalente a quase 800 milhões de litros adicionados diariamente ao sistema integrado.

Atualmente, a operação está em fase assistida, com a instalação das linhas de transmissão de energia necessárias para que a estrutura atinja sua capacidade máxima, prevista para 2026. Nessa etapa, a vazão deve aumentar para 1.700 litros por segundo.

Além de assegurar o abastecimento para cidades como Arujá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Biritiba Mirim, Guararema e Santa Isabel, o projeto tem papel fundamental para a segurança hídrica de toda a região metropolitana.

A Sabesp opera o Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que permite a transferência de água entre sistemas, garantindo que regiões com menor armazenamento sejam supridas por outras com disponibilidade.