Cidade perde apenas para São Paulo e Rio de Janeiro no ranking, entre as cidades mais caras do Brasil / PMS/Divulgação
Continua depois da publicidade
Mesmo que algumas cidades sejam consideradas as melhores para se viver, principalmente para os aposentados, o custo para se viver no lugar se torna um fator a ser levado em conta.
Diante desse cenário, o site Quinto Andar divulgou quais são os municípios mais caros para se viver, e os motivos que levam a esse cenário vão desde o valor dos aluguéis, custo de alimentação e serviços básicos até o valor do metro quadrado.
Continua depois da publicidade
Entre alguns municípios dessa lista, há um que fica no litoral de São Paulo e consegue ser mais caro para se morar do que em lugares como Campinas e Porto Alegre.
Leia também: Praia do litoral brasileiro é paraíso dos idosos e tem maior jardim a beira-mar do mundo
Continua depois da publicidade
Vindo depois de São Paulo e Rio de Janeiro, Santos, no litoral paulista, é considerada a terceira cidade mais cara para se morar no Brasil. Abrigando o maior porto da América Latina e um dos maiores jardins à beira-mar do mundo, diversos são os motivos para seu custo de vida ser alto.
Se destaca pela qualidade de vida, com um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,840. Dessa forma, em uma escala de 0 a 1, Santos tem o sexto melhor IDHM do país.
O seu setor imobiliário, com imóveis valorizados, principalmente os que se localizam perto da orla, cuja infraestrutura e vista para o mar auxiliam nos altos preços, também contribui para esse cenário.
Continua depois da publicidade
Além disso, Santos conta com diversas atrações culturais, como teatros, cinemas, shows e eventos que fortalecem esse setor constantemente. Isso sem citar que o município ainda conta com o fato de ser próximo à capital paulista.
Leia também: Praia do litoral supera o Rio de Janeiro como destino dos brasileiros no final do ano
Além das cidades citadas, o ranking também é composto por diversas cidades brasileiras conhecidas, ficando da seguinte maneira:
Continua depois da publicidade