Em suma, houve redução de 24,4% nos roubos praticados na cidade e de 59% na taxa de homicídios / Divulgação
Continua depois da publicidade
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a cidade de Guarujá apresentou queda nos índices de criminalidade em relação ao mesmo período do ano passado (janeiro a setembro).
Os resultados foram divulgados durante reunião da gestão municipal, comandada pelo prefeito Farid Madi, com os delegados da Polícia Civil do município.
Continua depois da publicidade
Em suma, houve redução de 24,4% nos roubos praticados na cidade e de 59% na taxa de homicídios.
Houve diminuição também referente ao roubo de veículos, com uma queda de 14%, além do número de furtos, que caiu 0,6%.
Continua depois da publicidade
Um exemplo da atuação policial: Homem foragido da Justiça é capturado em Guarujá.
A Administração Municipal atribui esses resultados à implementação de ações do Programa Guarujá Mais Segura, como a Operação Ocupação, Operação Enseada e investimentos em estratégia com a Guarda Civil Municipal (GCM), restauração do monitoramento por câmeras, além de parceria com as polícias Militar e Civil.
Como parte do Programa Guarujá Mais Segura, a Operação Ocupação acontece desde maio na orla da Praia de Pitangueiras e região central da Cidade, e a Operação Enseada é realizada desde setembro, com viaturas na Praça Horácio Lafer e rondas feitas pela Guarda Civil Municipal (GCM) com o apoio da Polícia Militar.
Continua depois da publicidade
Equipes da Força Tarefa e Romu (Ronda Ostensiva) da Guarda Civil Municipal (GCM) atuam em pontos estratégicos e realizam patrulhamento em viaturas, motos e por meio de drones, com o objetivo de coibir furtos, roubos, ação de 'flanelinhas' entre outras infrações, aumentando a sensação de segurança entre moradores e turistas. Futuramente, o Programa deve contemplar outros bairros mapeados pela Secretaria de Defesa e Convivência Social (Sedecon), com operações de segurança semelhantes.
"Encontramos a Cidade desordenada, principalmente na segurança pública. Criamos ações como a Operação Ocupação e Operação Enseada, reforçamos a Força Tarefa e estamos totalmente integrados com as polícias Militar e Civil, monitoramento, Ministério Público, além do brilhante trabalho da nossa GCM, com mais de 350 agentes", ressaltou o prefeito Farid Madi. "E mais investimentos virão em breve, principalmente com a criação do SIM – Sistema de Inteligência e Monitoramento, incluindo Muralha Paulista e inteligência artificial", concluiu.