Cotidiano

Cidade do litoral de SP realiza limpeza de mais de 20 mil bocas de lobo

O mutirão de limpeza ocorreu em todos os bairros de Praia Grande como parte de uma ação preventiva para os fortes temporais do verão

Giovanna Camiotto

Publicado em 25/11/2025 às 08:39

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O mutirão de limpeza visa prevenir alagamentos durante a temporada de Verão / Fred Casagrande/PMPG

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Praia Grande está realizando um mutirão de limpeza de bocas de lobo para prevenir alagamentos durante a temporada de Verão. A ação preventiva tem como objetivo principal melhorar o escoamento das chuvas e evitar o acúmulo de água nos pontos mais críticos da Cidade.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O município possui um extenso sistema de drenagem, composto por aproximadamente 22 mil bocas de lobo e mais de 30 canais. A limpeza visa alcançar toda essa rede, priorizando as áreas mais suscetíveis a inundações.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Praia Grande recebe show com tributos a Queen e ABBA na Noite Anos 80

• Um bate e volta na praia? Saiba como funciona parar o carro na Zona Verde em São Vicente

• Cansou de praia? Veja 10 atrações imperdíveis para passear na Baixada Santista

O mutirão, coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (SESURB), emprega 40 profissionais diariamente, além de caminhões e retroescavadeiras. A previsão é que cerca de 500 bocas de lobo sejam limpas por dia, em um trabalho que passará por todos os bairros.

Etapas da operação

O trabalho está dividido em três etapas para garantir a cobertura total antes do período mais crítico das chuvas, sendo a primeira fase entre os bairros Canto do Forte e Mirim, a segunda etapa até o bairro Solemar e a última fase comtemplará do Sítio do Campo até a Cidade da Criança.

Continua depois da publicidade

O prefeito Alberto Mourão destacou que o mutirão é mais uma etapa das ações de manutenção e zeladoria intensificadas nos últimos meses, beneficiando diretamente a população com a atividade preventiva.

Apelo à população

A Prefeitura reforça que a colaboração dos moradores é fundamental: não jogar lixo nas ruas é a principal forma de evitar o entupimento das bocas de lobo e galerias.

O descarte irregular de resíduos reduz a capacidade de escoamento e potencializa alagamentos, mesmo com chuvas moderadas. Campanhas educativas também são realizadas para conscientizar a população sobre essa responsabilidade.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software