Cotidiano

Cidade do litoral de SP adota nova forma de solicitação da primeira ligação de água

Parceria entre Prefeitura e Sabesp visa agilizar processos, evitar filas e dar mais comodidade a moradores em fase de regularização de imóveis

Giovanna Camiotto

Publicado em 13/11/2025 às 01:42

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A Sabesp irá reforçar as equipes de campo e o rol de maquinários já nas próximas semanas / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Prefeitura de Mongaguá passou a concentrar, na Unidade Gestora de Habitação, o atendimento para solicitação da primeira ligação de água doméstica à rede da Sabesp, voltado a imóveis em fase de regularização. 

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A mudança começou em setembro foi resultado de uma articulação entre o município e a companhia estadual de saneamento, com o objetivo de tornar o processo mais ágil e acessível, evitando deslocamentos desnecessários e filas na central da Sabesp.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Mongaguá anuncia mudanças em quatro secretarias; entenda mais

• Mongaguá convoca permissionários para recadastramento dos quiosques da orla

• Mongaguá vai colocar mais policiais nas ruas durante a Operação Verão 2026

Com a nova sistemática, o morador deve procurar diretamente a Unidade Gestora de Habitação, localizada no Espaço Cidadão, e apresentar cópias simples dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de endereço, documento que comprove a posse ou compra do imóvel e uma foto da edificação. 

O setor elabora então um relatório técnico, indicando a situação fundiária e urbanística da área, e dá início ao trâmite interno.

Continua depois da publicidade

O processo segue para o setor de Cadastro Interno da Prefeitura, responsável pela verificação e validação da documentação. Se estiver tudo correto, o pedido é encaminhado ao Gabinete da Prefeita, que emite o ofício institucional necessário para que o morador possa formalizar o pedido junto à Sabesp. 

Após esse retorno, a Unidade Gestora de Habitação entra em contato com o solicitante, orientando sobre os próximos passos. O prazo médio de todo o trâmite é de aproximadamente 20 dias.

Além de garantir mais eficiência, a medida tem contribuído para descentralizar o atendimento da Sabesp, que desde o início de novembro passou a funcionar em novo endereço: Avenida Marina, nº 74, no Centro. O atendimento presencial exige agendamento prévio, que pode ser feito pelo site agendamento.sabesp.com.br.

Continua depois da publicidade

Moradores que desejarem mais informações sobre o processo de ligação de água podem procurar a Unidade Gestora de Habitação, que atende no Espaço Cidadão (Avenida São Paulo, nº 1.580, 3º andar, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O telefone para contato é (13) 3507-1163.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software