Cotidiano

Cidade do litoral de SP abre inscrições para implante contraceptivo em adolescentes; entenda

Adolescentes entre 15 e 17 anos já podem se cadastrar para receber o Implanon em São Vicente

Luna Almeida

Publicado em 01/11/2024 às 14:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A ação acontece nas unidades de saúde da mulher da região Insular e da Área Continental / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Adolescentes entre 15 e 17 anos já podem se cadastrar para receber o implante contraceptivo subcutâneo (Implanon) em São Vicente, no litoral de São Paulo. No total, serão 200 jovens contempladas durante o mutirão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A ação acontece nas unidades de saúde da mulher da região Insular e da Área Continental e, além da inserção do contraceptivo, o mutirão contará com roda de conversa e aula sobre a importância da prevenção à gravidez na adolescência.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Cidade do litoral de SP fica em primeiro em ranking do Ministério da Saúde

• Conheça os desafios da saúde e qualidade de vida das mulheres durante a menopausa

• Médica explica as consequências do desequilíbrio hormonal para a saúde feminina

Implanon

O implante subcutâneo é um dos métodos contraceptivos considerado mais eficaz pelos especialistas. Após inserido no corpo da mulher, ele libera etonogestrel, um hormônio sintético derivado da progesterona.

Absorvida na corrente sanguínea, a substância age para bloquear a ovulação e tornar o muco cervical mais espesso.

Continua depois da publicidade

Com quatro centímetros de comprimento e dois milímetros de diâmetro, o método é reversível e possui ação prolongada (3 anos). 

A prefeitura de São Vicente afirma que, além do mutirão, também disponibiliza o contraceptivo para adolescentes que já tiveram um filho, mulheres em situação de rua, portadoras de HIV e profissionais do sexo. Nesses casos, não há necessidade de esperar pelo mutirão, podendo apenas procurar a unidade de saúde responsável.

A ação

Na região Insular da cidade, o mutirão beneficiará 100 mulheres, acontecendo no dia 23 de novembro, na unidade de Saúde da Mulher, que fica na Avenida Antônio Emmerich, n°509, no bairro Vila Mello. 

Continua depois da publicidade

Outras 100 adolescentes, moradoras da Área Continental, serão beneficiadas no dia 30 de novembro, na unidade da Rua Salvador, n°60, no bairro Vila Ponte Nova.

No dia do evento, as jovens poderão participar de aula explicativa, roda de conversa e oficina sobre métodos contraceptivos, importância da prevenção à gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Inscrições

As jovens interessadas devem morar na cidade, estudar em escola pública e preencher o formulário na internet. A equipe da Diretoria de Saúde da Mulher entrará em contato para agendar o implante após a confirmação do cadastro.

Continua depois da publicidade

Mais lidas

Conteúdos Recomendados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software