Cotidiano

Cidade do litoral de São Paulo tem projeto certificado pelo Governo do Estado

Economia local ganha fôlego com certificação de cadeia produtiva em gastronomia e turismo.

Nathalia Alves

Publicado em 12/09/2025 às 19:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Cidade do litoral de São Paulo tem projeto certificado pelo Governo do Estado / Divulgação/Prefeitura do Guarujá

Continua depois da publicidade

A Cadeia Produtiva Local (CPL) de Guarujá recebeu, neste mês de setembro, a certificação estadual que assegura ao município acesso a recursos para o fortalecimento dos setores de gastronomia e hospitalidade. O projeto alcançou o nível de CPL Consolidada, o terceiro de quatro estágios de maturidade previstos pelo Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A iniciativa, elaborada pela Prefeitura em conjunto com a Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), tem como foco estimular financeiramente micro, pequenas e médias empresas. O trabalho foi conduzido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep) e Turismo (Setur), com apoio de representantes da sociedade civil, como a Associação de Hotéis e Pousadas (Aprohot), o Guarujá Convention and Visitors Bureau, colônias de pescadores e produtores rurais.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Adeus fast-food! Nova gastronomia dos festivais de música é diferente e surpreende

• Roteiro de um dia em Itanhaém: história e gastronomia em perfeita harmonia

• Festival Raízes do Mundo oferece shows, dança e gastronomia com entrada gratuita

Cidade do litoral de São Paulo tem projeto certificado pelo Governo do EstadoA proposta é ampliar a demanda turística para além da temporada de verão e consolidar Guarujá - Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Segundo a Sedep, a certificação permitirá a aplicação de recursos em ações de promoção, expansão, capacitação de mão de obra e valorização da identidade produtiva local. A cadeia produtiva beneficiará diretamente restaurantes, bares, hotéis, agricultores, comunidades tradicionais caiçaras, pescadores, artistas e artesãos, fortalecendo a economia de forma integrada.

Para a secretária da Sedep, Thaís Margarido, o reconhecimento estadual consolida o protagonismo de Guarujá no setor. “O município possui grande oferta de leitos hoteleiros e fluxo turístico constante. Com a valorização dos produtores locais e da culinária caiçara, a economia será fortalecida, gerando empregos, atraindo investimentos e garantindo mais qualidade de vida à população”, ressaltou.

Continua depois da publicidade

A expectativa é que o projeto contribua para reduzir desigualdades regionais, ampliar a oferta turística para além da temporada de verão e consolidar Guarujá como referência em hospitalidade e gastronomia no litoral paulista.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software