Cotidiano

Cidade do Litoral de São Paulo reforça ações contra maus-tratos a animais

Cidade tem Secretaria especialmente destinada à esse tipo de atendimento e todas as ocorrências recebidas são investigadas

Luana Fernandes Domingos

Publicado em 12/09/2025 às 17:18

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Sebem é responsável por analisar todas as denúncias recebidasé responsável por analisar todas as denúncias recebidas / Divulgação/PMSV

Continua depois da publicidade

Para garantir a proteção de cães e gatos, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal (Sebem), mantém um Departamento Contra Maus-Tratos, responsável por registrar denúncias, realizar vistorias e encaminhar casos suspeitos de negligência e violência aos órgãos competentes.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Todas as ocorrências recebidas são investigadas, independentemente da natureza. Quando há provas em vídeo, por exemplo, o procedimento inclui a coleta de evidências, entrevistas e informações complementares. Após a análise, os casos são encaminhados à delegacia, que pode intimar suspeitos, solicitar documentos e até pedir mandados judiciais para acesso a propriedades.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• São Vicente avança na proteção infantil com aprovação da Lei Felca

• Cidade considerada berço da democracia nas Américas fica no litoral paulista

• Hidroterapia e acolhimento transformam rotina de crianças em São Vicente

As denúncias podem ser feitas pelos telefones 190 (Polícia Militar), 153 (Guarda Civil Municipal) ou diretamente à Sebem pelo número (13) 3467-2739.

Caso recente

Na última semana, a Sebem atuou após moradores denunciarem o abandono de uma gata em via pública, presa dentro de um saco de lixo. O animal foi resgatado, a ocorrência registrada em boletim de ocorrência e as medidas legais tiveram andamento. Atualmente, a gatinha recebe cuidados de uma ONG de proteção animal.

Continua depois da publicidade

“Maltratar animal é crime”

O secretário de Bem-Estar Animal, Gustavo Palmieri, destacou a importância da fiscalização. “Com o setor de maus-tratos, conseguimos orientar tutores, coibir atos de violência contra os animais e colaborar com órgãos de segurança pública. Maltratar animal é crime, podendo levar a até cinco anos de pena”, afirmou.

Além das investigações, a Sebem acompanha os processos, podendo aplicar termos de conduta e realizar monitoramentos, em ações voltadas para a defesa do bem-estar animal no município.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software