Cotidiano

Cidade do Litoral de São Paulo implanta faixa exclusiva para motociclistas

A iniciativa é pioneira na região e integra o conjunto de investimentos em mobilidade urbana realizados pelo município

Igor de Paiva

Publicado em 07/10/2025 às 17:14

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As novas faixas serão instaladas na orla do Itararé (em ambos os sentidos) e na Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira / Divulgação

Continua depois da publicidade

A cidade de São Vicente dará início à implantação de 4 km de faixa azul exclusiva para motociclistas, medida que busca aumentar a segurança viária e reduzir acidentes envolvendo motos. O projeto beneficiará especialmente motoboys e condutores de aplicativos, além de contribuir para a proteção de pedestres e demais motoristas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

As novas faixas serão instaladas na orla do Itararé (em ambos os sentidos) e na Avenida Marechal Deodoro, no trecho entre a Avenida Prefeito José Monteiro e a Rua Dr. Armando Sales de Oliveira.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Três cidades do litoral vão ficar isentas de pedágios? Não é bem assim; Entenda

• As duas placas de trânsito que ainda causam problemas aos brasileiros; o que elas significam?

• Fim dos engarrafamentos? Miami brasileira projeta novas mudanças no trânsito

Ainda no assunto trânsito, veja também que: As duas placas de trânsito que ainda causam problemas aos brasileiros; o que elas significam?    

De acordo com a Prefeitura, a ação antecipa um estudo do Ministério dos Transportes que pretende expandir o modelo para outras regiões do país. A iniciativa tem como referência a experiência da cidade de São Paulo, onde as motofaixas foram implantadas há três anos e resultaram em queda de 47% nas mortes por acidentes de trânsito, segundo dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Continua depois da publicidade

“Essa medida já beneficia mais de 500 mil motociclistas em São Paulo. Enquanto o Estado registrou aumento de 5,6% nas mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano, a capital teve redução de 7,6%. São números que comprovam o sucesso da faixa azul. 

Outras cidades, como Recife, Salvador, Santo André e São Bernardo do Campo, já receberam autorização para adotá-la de forma experimental. Em São Vicente, estamos saindo na frente com uma estratégia que tende a se expandir por todo o Brasil”, destacou a administração municipal.

A Prefeitura também estuda novos pontos da cidade para futuras ampliações da faixa azul. A iniciativa se junta ao conjunto de investimentos em mobilidade urbana realizados pelo município.

Continua depois da publicidade

Entre as obras estão a revitalização das ciclovias das avenidas Antônio Emmerich e Tupiniquins, as reurbanizações da Linha Vermelha e da Avenida Ulisses Guimarães, além da construção da alça de acesso à Rodovia dos Imigrantes — obras que visam tornar o tráfego mais seguro e fluido para todos os vicentinos.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software