Cotidiano

Cidade do interior inventou a coxinha e realiza festa temática que atrai turistas

Município também teria inventado o salgado no século XIX. O Diário do Litoral te conta a história

Igor de Paiva

Publicado em 29/06/2025 às 17:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Apesar das diferentes versões, uma coisa é certa: a coxinha transcendeu suas possíveis origens modestas / bycastilho/flickr

Continua depois da publicidade

A cidade de Limeira, localizada no interior de São Paulo, tem uma ligação única e histórica com a coxinha, um dos salgados mais amados do Brasil.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em suma, o povo limeirense acredita ser o verdadeiro criador desse tradicional prato brasileiro.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Capital da ametista: cidade do interior tem a maior reserva do mundo e vira potência

• Terra dos Idosos: cidade do interior reduz uso de remédios e cresce média de vida

• Capital dos aposentados: interior aumenta média de vida e reduz uso de medicamentos

Somado a isso, o município realiza todos os anos a “Festa da Coxinha”, que reúne moradores e visitantes em uma celebração recheada de sabor.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Limeira tem cerca de 300 mil habitantes.

Continua depois da publicidade

Vale ressaltar que a cidade também é conhecida por outros títulos — por exemplo, é considerada a Capital da Laranja. Veja mais aqui.

História

A versão mais conhecida sobre a origem da coxinha remonta ao século XIX, na tradicional Fazenda Morro Azul.

De acordo com registros e com o conhecimento passado de geração em geração, o filho da Princesa Isabel e do Conde d'Eu vivia no local e tinha problemas de saúde. Seu prato favorito eram as coxas de frango.

Continua depois da publicidade

Em uma ocasião, por falta do corte específico, uma cozinheira da família real optou por desfiar outras partes da ave, envolvê-las em uma massa e moldá-las no formato de uma coxa.

O sucesso foi imediato. Agradando a todos da família, o salgado se tornou uma verdadeira obra-prima da culinária brasileira.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software