Cotidiano

Cidade de SP apresenta falhas em 70% dos semáforos após chuvas catastróficas

A tempestade com ventania que atingiu SP nesta segunda-feira (22) deixou várias regiões do Grande ABC alagadas e no escuro absoluto

Giovanna Camiotto

Publicado em 22/09/2025 às 20:55

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A região do Grande ABC sofreu com apagões, alagamentos e caos urbano / Pixabay

Continua depois da publicidade

O município de São Bernardo do Campo apresentou falhas em cerca de 70% dos semáforos em decorrência das fortes chuvas que atingiram nesta segunda-feira (22) a região do Grande ABC. Devido às quedas de energia, equipes de transito foram acionadas para reduzir os impactos na mobilidade local.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Em nota, a Prefeitura informou que a normalização do sistema semafórico foi iniciada ainda nesta manhã, logo após o incidente. O fluxo urbano foi sendo regularizado ao longo do dia.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Ventos, chuva e trovões: até quando a frente fria fica no litoral de SP?

• Fenômeno natural ou cena de terror? A incrível 'chuva de aranhas' no Brasil

• Bolinho de chuva: a receita que marcou gerações e brilhou no Sítio do Picapau Amarelo

“Cerca de 70% dos semáforos apresentaram falhas em função da queda de energia. Para reduzir os impactos e reforçar a segurança de motoristas e pedestres, a Secretaria de Transporte, Mobilidade e Infraestrutura mobilizou agentes em pontos estratégicos de grande movimento. A normalização do sistema semafórico já foi iniciada e as equipes seguem em monitoramento constante”, declarou em nota.

Dia virou noite

Segundo dados da Enel, cerca de 312 mil clientes ficaram sem energia elétrica no ABC Paulista após fortes chuvas nesta manhã. O número representa 25% do total de consumidores atendidos na região, porém o município de São Bernardo foi o local mais atingido pelo apagão, com 51,27% dos moradores sem fornecimento de energia.

Continua depois da publicidade

A Prefeitura esclareceu que houve o desligamento temporário da Subestação Sul da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulsita), que fica responsável pela transmissão de energia para a rede local.

Pontos de alagamento

Além da escuridão, as cidades do Grande ABC registraram vários pontos de alagamentos nas ruas. Ao menos cinco locais ficaram alagados em São Caetano do Sul, e outras duas ruas enfrentaram problemas em Santo André.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software