Cotidiano
Após três anos de avaliações, o município celebra a conquista histórica e reforça o compromisso com a saúde e a prevenção
Cidade, antes marcada pelo impacto da epidemia, agora se torna referência ao impedir a transmissão do HIV de mãe para filho. / Reprodução/Internet
Continua depois da publicidade
A cidade de Santos recebe nesta quarta-feira (3), em Brasília, a Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV entre mãe e bebê.
Esse reconhecimento veio após o Ministério da Saúde avaliar dados dos últimos três anos, é a primeira vez que a cidade consegue essa posição histórica.
Continua depois da publicidade
A cidade, antes vista como Capital da AIDS, passou por um processo de enfrentamento do HIV/AIDS no fim dos anos 80, que se tornou uma referência para o país.
"Esta conquista reflete o compromisso do trabalho dos profissionais de Saúde e a seriedade das políticas públicas implementadas no Município, que envolvem inúmeras ações e muita dedicação para assegurar qualidade de vida à população", enfatizou o prefeito Rogério Santos.
Continua depois da publicidade
Leia também, Travessia entre Santos e Guarujá demora quase o tempo de um capítulo de 'Stranger Things'
O Município passou por indicadores de impacto e de processo, manteve bases de dados qualificadas e passou por avaliação da Comissão Estadual de Validação (CEV).
Além disso, Santos recebeu a equipe do Ministério para visitar as unidades assistenciais e administrativas da Secretaria de Saúde e conhecer o trabalho desenvolvido pelos servidores municipais.
Continua depois da publicidade
De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Lopez, o certificado eleva a cidade em um patamar elevado de boas práticas e seguimos no aprimoramento das estratégias de conscientização, promoção de saúde e vínculo com o paciente.
Além de Santos, outros 59 municípios e sete estados também foram reconhecidos com certificados e placas por alcançarem a eliminação ou receberem selos de atividades rumo à eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis e/ou hepatite B em seus territórios.
A entrega das certificações integra a programação do Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre HIV e aids.
Continua depois da publicidade
Este ano, o Brasil celebra 40 anos da resposta brasileira à Aids e com as metas de eliminação da transmissão vertical de HIV alcançadas.