Cotidiano
A proposta, apresentada pelo vereador Renan Ceschin (Podemos), cria o 'Natal de Curitiba', a ser realizado anualmente entre 25 de novembro e 25 de dezembro
A institucionalização do Natal de Curitiba abre espaço para que escolas, associações, instituições culturais e religiosas participem ativamente da programação / José Fernando Ogura/SECOM
Continua depois da publicidade
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) está analisando um projeto de lei que pode transformar o tradicional espírito natalino da capital paranaense em um evento oficialmente integrado ao calendário anual da cidade.
A proposta, apresentada pelo vereador Renan Ceschin (Podemos), cria o 'Natal de Curitiba', a ser realizado anualmente entre 25 de novembro e 25 de dezembro.
Continua depois da publicidade
O objetivo é consolidar o período como uma celebração organizada, permanente e estruturada, reunindo atrações culturais, musicais, religiosas e artísticas ao longo de um mês inteiro — com foco na valorização da identidade local, fortalecimento do turismo e estímulo à economia criativa.
Na justificativa do projeto, Ceschin destaca que Curitiba, reconhecida por seu planejamento urbano e pela relevância de seus eventos, tem potencial para se firmar como referência em experiências natalinas no Brasil.
Continua depois da publicidade
Para ele, a inclusão oficial do evento permitirá que a Prefeitura planeje com antecedência ações de infraestrutura, segurança, logística e divulgação, garantindo qualidade tanto para moradores quanto para turistas.
'O Natal de Curitiba pode reunir atrações artísticas, musicais, religiosas e culturais que valorizem a diversidade e o talento local', afirma o vereador.
Além do impacto econômico, o parlamentar ressalta que o projeto de lei tem forte caráter social. A institucionalização do Natal de Curitiba abre espaço para que escolas, associações, instituições culturais e religiosas participem ativamente da programação.
Continua depois da publicidade
'O evento oferece espaço para a participação de diferentes segmentos da sociedade, incentivando o engajamento social e fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade', complementa Ceschin.
Para ele, o calendário oficial ajuda a projetar Curitiba como uma cidade acolhedora, capaz de integrar patrimônio cultural, criatividade e convivência comunitária.
Protocolado no dia 27 de agosto, o projeto (005.00623.2025) segue em análise pelas comissões temáticas da Câmara Municipal. Após essa fase, poderá ser encaminhado ao plenário para votação.
Continua depois da publicidade
Caso aprovado pelos vereadores e posteriormente sancionado pelo prefeito, o 'Natal de Curitiba' passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município, entrando em vigor a partir da publicação no Diário Oficial.